Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Na França, governo promete reduzir idade mínima para a aposentaria para 60 anos

Quarta, 23 de maio de 2012
Da Agência Brasil

Renata Giraldi*
O primeiro-ministro da França, Jean-Marc Ayrault, disse hoje (23) que o governo prepara uma reforma da Previdência para que, em três semanas, a idade mínima para a aposentadoria retorne aos 60 anos. Atualmente, os trabalhadores franceses só se aposentam aos 62 anos, desde que tenha contribuído por, no mínimo, 41 anos.

De acordo com Ayrault, haverá uma reunião dos integrantes do governo com integrantes da sociedade civil para discutir o assunto até 14 de julho. Ele disse ainda que haverá debates também para discussão sobre a reforma trabalhista, incluindo discussões sobre emprego, profissionalização, salários e condições de trabalho.

Antes, no entanto, de 10 a 17 de junho, haverá eleições parlamentares na França. Segundo o ministro, o objetivo do governo do novo presidente francês, François Hollande, é “corrigir e eliminar a injustiça".

O aumento da idade para a aposentadoria de 60 para os 62 anos foi uma das mais polêmicas reformas do ex-presidente Nicolas Sarkozy. O retorno para a idade mínima de 60 anos foi promessa de campanha de Hollande.
 
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.