Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 1 de maio de 2012

Morre Tomás Borge, último fundador vivo da Frente Sandinista da Nicarágua

Terça, 1 de maio de 2012
Publicado em "Opera Mundi"

Ele estava internado há quase um mês por complicação pós-operatória. Daniel Ortega decretou três dias de luto nacional

O fundador da ex-guerrilheira FSLN (Frente Sandinista de Libertação Nacional) da Nicarágua Tomás Borge Martínez morreu nesta segunda-feira (30/04), aos 81 anos, após permanecer quase um mês hospitalizado por uma complicação pós-operatória nos pulmões. Borge, único sobrevivente dos fundadores da FSLN, faleceu no Hospital Militar Alejandro Dávila Bolaños de Manágua.

Efe

Nicaraguenses comparecem ao velório do histórico líder da Frente Sandinista Tomás Borge Martínez, em Manágua

A notícia foi confirmada pela primeira-dama e porta-voz do governo, Rosario Murillo, que, com a voz embargada, anunciou nesta terça-feira (01/05) o falecimento do comandante Borge Martínez, "um daqueles mortos que nunca morrem", em suas palavras. "Estará sempre conosco na Frente Sandinista e nesse processo revolucionário para construir o bem comum. Estará conosco em cada batalha, em cada vitória, no avanço imparável em direção de mais justiça, mais bem-estar para  todas as famílias nicaraguenses."

Murillo também recordou como Borge esteve à frente em todos os momentos da luta revolucionária, "na montanha, nos combates urbanos contra a ditadura, no dia do triunfo e em todas as batalhas durante os dez anos da primera etapa da revolução, frente aos duros 16 anos e na vitória em 2006." Leia a íntegra.