Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Andes divulga comunicado rejeitando proposta de reajuste do governo

Quinta, 26 de julho de 2012
A Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes) divulgou hoje (26) comunicado oficial rejeitando a nova proposta do Ministério do Planejamento.
www.brasil.agenciapulsar.org
 

De acordo com informações da Agência Brasil, o texto divulgado pelo sindicato foi encaminhado às universidades de todo o país, a fim de embasar assembleias que acontecerão entre hoje e segunda-feira (30). Nos encontros, será votado o posicionamento de cada instituição sobre o fim ou continuidade da greve dos docentes, que já dura 71 dias.

Marinalva Oliveira, presidenta da Andes, afirma que os percentuais de reajuste apresentados pelo governo na nova proposta, de 25% a 40%, aparentam ser elevados, mas têm como referência o mês de julho de 2010. Além disso, a proposta é parcelada em três anos. Nessa caso, se considerada a inflação do período, esses reajustes não cobrem a perda dos salários.

No texto do comunicado divulgado hoje, o Andes também afirma que o governo não teria dado devida atenção a outros aspectos considerados importantes pelos docentes. Pontos como estruturação e a progressão de carreira e a gratificação por projetos institucionais ficaram sob a dependência da criação de grupos de trabalho.

Para a Andes, isso evidencia "o esforço do governo para retirar os pontos polêmicos da mesa de negociações durante a greve".

Já a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), sindicato que representa parcela menor da categoria dos docentes, decidiu apoiar a proposta governamental e recomendar o encerramento da greve.

Fonte: Agência Pulsar