Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Contas de Paulo Octávio, ex-governador do DF, deve sofrer reexame pelo TCDF

Quinta, 2 de agosto de 2012
Do TJDF

Contas de ex-vice governador podem ser reexaminadas

O Conselho Especial do TJDFT negou [por unanimidade] o mandado de segurança impetrado pelo ex-vice governador de Brasília, Paulo Octávio, contra ato do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) que acolheu pedido de reexame da aprovação do parecer prévio das contas referentes ao período em que titularizou o governo do Distrito Federal. O pedido de reexame foi formulado pelo Ministério Público (MP) junto ao TCDF. 

Paulo Octávio alegou o descabimento do recurso por ausência de previsão legal e ausência de interesse recursal, sob argumento que o órgão já haveria ofertado parecer pela aprovação das contas. 

Segundo o ex-vice governador, em 28 de julho de 2011 o TCDF aprovou o parecer prévio sobre as contas do governo, considerando aptas para apreciação pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. No entanto, o MP interpôs recurso da aprovação do parecer das contas e pediu o reexame. 

O impetrante requereu liminar para determinar que o TCDF proceda ao imediato envio do Relatório Analítico e do Parecer Prévio de 2010 para apreciação da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Requereu também que o TCDF se abstenha de apreciar o recurso do MP, até a decisão final. 

A Procuradoria de Justiça se manifestou em parecer pela denegação da segurança e o Conselho Especial entendeu que não houve ilegalidade no ato e denegou o mandado de segurança por decisão unânime. Assim, as contas poderão ser reexaminadas.