Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Equador apela à organismos internacionais sobre caso Assange

Sexta, 17 de agosto de 2012
A controvérsia entre o Reino Unido e o Equador devido à concessão de asilo político ao australiano Julian Assange, fundador do site Wikileaks, levou a reuniões extraordinárias de organismos internacionais.
www.brasil.agenciapulsar.org
  (overmundo)

De acordo com informações da Agência Brasil, o conselho da Organização dos Estados Americanos (OEA) se reúne hoje (17) em Washington, nos Estados Unidos, para definir se haverá uma convocação extra dos ministros das Relações Exteriores, no próximo dia 23, como pediu o governo do presidente equatoriano, Rafael Correa.

liança Bolivariana para a América (Alba) e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). convocaram reuniões para o fim de semana.O ministro das Relações Exteriores equatoriano, Ricardo Patiño, pediu à OEA, à Alba e à Unasul uma resposta oficial sobre as ameaças das autoridades britânicas de ocupação da Embaixada do Equador no Reino Unido.

Os britânicos insistem que Assange deve ser extraditado para a Suécia, onde é acusado de crime sexual. Ontem (16), ele anunciou a concessão de asilo político a Assange, que há 59 dias está abrigado na representação diplomática equatoriana em Londres. Contudo, a Inglaterra se recusa a reconhecer o asilo diplomático.

Formado em física e matemática pela Universidade de Melbourne, na Austrália, Assange passou a ser conhecido internacionalmente pelo site Wikileaks, que divulgou em detalhes uma série de documentos sigilosos de vários países. O advogado de Assange, Michael Ratner, disse que ele escolheu o Equador para pedir asilo por considerar o país livre de manipulações externas. (pulsar)