Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ministério Público do DF tenta impedir mais uma lambança dos distritais

Segunda, 20 de agosto de 2012
Veja a seguir nota à imprensa divulgada nesta segunda, às 8h14, pelo MPDF sobre os Conselhos Tutelares e a intenção dos distritais que, Deus sabe lá por qual razão, estão prestes a, mais uma vez, rasgar as leis e imporem coisas absurdas ao Distrito Federal. Ainda bem que o MPDF está sempre atento aos passos dos distritais quando criam leis.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Do MPDF

Nota à imprensa - Conselhos Tutelares

A Promotoria de Justiça Cível e de Defesa dos Direitos Individuais, Difusos e Coletivos da Infância e da Juventude, preocupada com  a regular continuidade do processo de escolha de Conselheiros Tutelares para o triênio 2013-2015  e  atenta  a  um movimento político tendente a desestabilizar esse processo, realizou uma análise jurídica  da situação. Elaborou nota técnica em que conclui pela legitimidade do  Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA-DF) para editar normas regulamentares desse processo, baseadas na legislação vigente, e pela impropriedade de se modificarem, por projeto de lei extemporâneo, as regras estabelecidas para o processo eleitoral em curso.

Projeto de decreto legislativo (PDL 144/12) pretende sustar os efeitos das Resoluções Normativas nº 56/12 e 60/12, ambas do CDCA, que regulamentam o processo de eleição dos membros dos Conselhos Tutelares no DF para o triênio 2013-2015.   Destaca a nota técnica  que uma norma que visa desconstituir atos regulamentadores legítimos do CDCA -DF, com nítida feição de regulamento executivo, "atenta contra a democracia, a repartição de poderes e, sobretudo, contra o princípio democrático de participação popular".

Além disso, diante de projeto de lei  (PL 1061/2012)  que pretende ver prorrogado o mandato dos Conselheiros Tutelares em exercício, o  Ministério Público reforça que a prorrogação desse  mandato foi rejeitada pelo legislador nacional. “Prorrogar mandatos implicaria frustração da sociedade, que tem a expectativa justa e legítima de participar do processo de escolha de novos conselheiros tutelares em 2012".
Outra modificação contida no referido projeto de lei visa retirar dos requisitos para a candidatura à função de Conselheiro Tutelar o exame de conhecimento específico previsto na legislação local, que garante à sociedade votar em candidatos que têm experiência e conhecimento na área de proteção às crianças e aos adolescentes. O processo de escolha dos conselheiros tutelares foi iniciado com a publicação de edital em 31 de julho de 2012, se encerrando as inscrições de candidatos  em 17 de agosto de 2012.  Assim, pontua a nota: “Qualquer legislação tendente a alterar as regras estabelecidas pela legislação vigente somente seria aplicável ao próximo processo de escolha. Do contrário, não se observaria um dos requisitos para a regular configuração do ato normativo, qual seja, a abstração. Em outras palavras, dita "lei", por ser inequivocamente casuística,  se mostraria  imoral e pessoal, contrariando o interesse público". 

A nota técnica da Promotoria da Infância e da Juventude visa resguardar o interesse da sociedade do Distrito Federal  num tranqüilo processo de escolha dos Conselheiros Tutelares a ser realizado neste ano, que conta com mais de 5000 (cinco mil) candidatos inscritos.

Clique aqui para ler a íntegra da nota técnica.