Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Presidente de fusca, distritais de Fusion

Quarta, 1 de agosto de 2012
Do Blog do Hélio Doyle
             No mesmo dia, nos jornais, duas notícias mostram as diferenças de caráter, de espírito público e de desprendimento entre pessoas que exercem funções de governo: o presidente do Uruguai, José Mujica, dirige seu próprio fusca, um carro popular, pelas ruas de Montevidéu; já a Câmara Distrital do DF está gastando R$ 377 mil na compra de seis Ford Fusion, um carro de luxo, para os integrantes de sua mesa diretora.

            Mujica é presidente de uma república com 3,5 milhões de habitantes. Doa 90% de seus vencimentos de 12.500 dólares, para organizações não governamentais, porque vive modestamente em sua chácara. Os distritais são meros vereadores de uma cidade com 2,5 milhões de habitantes, trabalham pouco e ganham muito mais do que Mujica, contando as mordomias que recebem.
 
            Já que estamos falando de austeridade, vale observar que o governo uruguaio funciona com 13 ministérios. A Intendência de Montevidéu tem 11 departamentos, equivalentes às nossas secretarias, e a capital uruguaia se divide em oito municípios. Já o Distrito Federal tem 34 secretarias e 31 regiões administrativas.