Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 4 de agosto de 2012

PT quer censurar termo 'mensalão' e trocar por 'ação penal'

Sábado, 4 de agosto de 2012

Coordenador jurídico disse que a palavra 'mensalão' exprime juízo de valor pejorativo

Débora Bergamasco - O Estado de S.Paulo
Advogados do PT querem proibir a imprensa de usar a palavra "mensalão". Em reunião nesta sexta-feira, 3, em São Paulo, cerca de 30 advogados decidiram que tomarão "providências jurídicas", para que seja utilizada a designação "Ação Penal 470", quando se referir ao suposto pagamento de propina a parlamentares em troca de apoio político ao governo Lula.
Principal queixa é contra o uso feito pela 'TV Globo' e pela 'Globo News' - Dida Sampaio/AE
Dida Sampaio/AE
Principal queixa é contra o uso feito pela 'TV Globo' e pela 'Globo News'

O coordenador jurídico do PT, Marco Aurélio de Carvalho, disse que a palavra "mensalão" exprime juízo de valor pejorativo. Sua principal queixa é contra o uso feito pela TV Globo e pela Globo News, "que muitas vezes escrevem a palavra até em negrito". E completa: "Uma concessão pública não deveria divulgar teses, apenas informações para o público".

A preocupação é com a repercussão do julgamento nas eleições. Primeiro tentarão resolver a situação com a mídia. Se não funcionar, entrarão na Justiça. 
= = = = = = = = = = = = = = =
Comentário do Gama Livre: Era só o que faltava. Inventam (ou copiam) as coisas e depois querem proibir que sejam chamadas pelo nome mais adequado. Censura à imprensa. Posso chamar de censura, ou tenho que inventar uma palavra? 

Daqui a pouco vão querer que "roubo" seja chamado de "ação de subtração".

Mas para o povo, mensalão será sempre MENSALÃO!