Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

John Kennedy não foi herói de guerra, seu irmão mais velho sim. A tristeza da Era da Geração Google, que não tenho, impede os jovens de saberem, ajuda os mais velhos (alguns) a se exibirem. A condenação e a cassação dos 33 anos de Oliveira Santos na Confederação do Comércio.

Terça, 29 de janeiro de 2013
Helio Fernandes
Ainda na Tribuna impressa criei meia página aberta a quem quisesse, jamais censurei ninguém. O debate era livre, as pessoas escreviam com nome e sobrenome. Agora, mudou, escondidos por aparentes pseudônimos, atacam em vez de debater.



O atlético John na Marinha





Ontem ou anteontem, chegaram a escrever: “O Helio esconde que John Kennedy lutou na guerra, só para não ter que citar fatos positivos”. E falam que “John esteve no P-109, que naufragou no Atlântico Sul”.

O autor dessa observação deveria ficar envergonhado e sumir dessas páginas. No caso da família Kennedy, o verdadeiro herói de guerra foi Joseph (Joe), o mais velho, que era aviador e morreu em 12 de agosto de 1944 na explosão do avião que pilotava em missão na Inglaterra.

John também foi à guerra, todos sabem. Alistou-se no Exército, mas era magro demais, verdadeiramente esquálido, e foi recusado. Fez uma superalimentação e em 1941 conseguiu ser aceito na Marinha, sendo designado para o Serviço de Inteligência Naval. Tinha função burocrática, mas acabou sendo enviado à linha de frente da Marinha como castigo – namorador e irresponsável, John se envolveu com a ex-miss Dinamarca, Inga Arvad, que seria uma espiã nazista.

O FALSO HERÓI

Em agosto de 43, um ano depois da morte do irmão Joe, John estava no Pacífico comandando o PT-109, uma lancha torpedeira, com apenas 6 pessoas a bordo. John era o oficial responsável pela pequena embarcação.

O comandante das lanchas torpedeiras no Pacífico Sul chamava-se Thomaz G. Harfield e não tinha uma opinião lisonjeira sobre Kennedy. Disse a seguinte frase ao historiador Robert Dellek, autor da biografia “An Unfinished Life: John F. Kennedy, 1917-1963”: “”He (Kennedy) wasn’t particularly good boat commander“. Ou seja: “Kennedy, particularmente, não era um bom comandante de barco”.

Leia a íntegra na Tribuna da Internet