Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Dois jardins de Burle Marx, duas realidades opostas

Sexta, 22 de fevereiro de 2013

Praça das Fontes. Espaço projetado pelo paisagista no Parque da Cidade está em ruínas. Das 55 espécies sugeridas, restam apenas seis

Mulher caminha em área da Praça das Fontes onde deveria haver um espelho d’água. Nas palavras do paisagista, local seria o “coração” do Parque da Cidade | RICARDO MARQUES/METRO BRASÍLIA





















O que deveria ser uma atração turística assinada pelo gênio do paisagismo Roberto Burle Marx virou um espaço abandonado dentro do Parque da Cidade. Inaugurada em 1978, a Praça das Fontes é descrita no projeto original como “o centro dos parque, seu coração, o local de encontro de excelência”. Hoje não há fontes nem plantas e, muito menos, convívio social.

“É praticamente uma ruína, não sobrou nada do projeto original”, lamenta a arquiteta Marianna Gomes Pimentel Cardoso, autora de dissertação de mestrado sobre a conservação de jardins que são considerados patrimônios públicos.

“Os jardins são obras de arte vivas, mas, infelizmente ainda não recebem o respeito e o cuidado necessários para mantê-los”, afirma a professora Elane Ribeiro Peixoto, orientadora do trabalho defendido na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB. “Perder um jardim de Burle Marx é semelhante a destruir um painel de Athos Bulcão ou um prédio de Niemeyer.” ...

Projetos originais
Para examinar detalhadamente o estado de conservação da Praça das Fontes e da Praça dos Cristais - dois dos principais projetos de Burle Marx implantados no DF, Marianna foi ao Rio de Janeiro buscar os planos originais.

Na volta, a pesquisadora recolheu amostras de plantas nos dois espaços públicos e, com a ajuda de uma amiga bióloga, comparou-as às propostas que haviam sido feitas pelo paisagista.

O resultado foi surpreendente, ao demonstrar a maneira como as intenções do autor se perderam depois da criação. De acordo com Marianna, na Praça das Fontes, restam apenas seis das 55 espécies sugeridas. Os lagos vazios e os canteiros preenchidos com mato alto não dão nem sequer pistas sobre o que havia sido pensado para o espaço.


 























Praça dos Cristais
Localizada no Setor Militar Urbano e administrada pelo Exército, a Praça dos Cristais, ao contrário, está em bom estado de conservação.

Lá, Marianna encontrou apenas nove das 53 espécies sugeridas por Burle Marx. O diferencial é que o projeto de restauração realizado em 2009 partiu do plano original para substituir as plantas por espécies semelhantes.


GDF promete reforma
A Administração de Brasília, responsável pela conservação do Parque da Cidade, garante que a Praça das Fontes passará por reforma em breve. A nota enviada ao Metro não esclarece quando a reforma será iniciada nem quanto custará. De acordo com a administração, os principais espaços do parque serão remodelados depois da aprovação do Ppcub (Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília) na Câmara Legislativa.
Por Érica Montenegro

Fonte: Blog do Sombra / Jornal Metro Brasília - 22/02/2013