Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

TRE-DF anuncia recadastramento biométrico de todos os eleitores do DF

Segunda, 25 de fevereiro de 2013
por Alessandra Sena de Carvalho
Todos os atuais 1.861.622 eleitores do Distrito Federal deverão a partir desta segunda-feira, 25 de fevereiro até o dia 31 de março de 2014, providenciar o recadastramento no TRE-DF, passando a ser identificados pelo sistema biométrico. O recadastramento será totalmente gratuito e já se incia hoje. A novidade foi anunciada, nesta manhã, pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF, desembargador Mario Machado em entrevista coletiva à imprensa.

O sistema biométrico, que usa as impressões digitais para identificar os eleitores reduz a possibilidade de fraude, amplia a segurança e confere celeridade à votação. Segundo o desembargador Mario Machado o TRE-DF pretende recadastrar 100% dos atuais eleitores do DF, tendo em vista a implantação do voto biométrico já nas eleições gerais de 2014.

Atenção! O eleitor que não realizar o recadastramento até o dia 31 de março de 2014 terá o título de eleitor canceladonão podendo, por exemplo, tirar ou renovar passaporte e fazer concursos públicos. 

O recadastramento que abrange todos os eleitores do DF, incluindo os já alistados aos quais o voto é facultado – maiores de 70 anos, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos, deverá ser feito mediante agendamento pela internet – www.tre-df.jus.br – ou pelo telefone 3048 4000, das 12 às 19 horas. O eleitor poderá ser atendido em qualquer um dos 21 cartórios e seis postos eleitorais. A lista com os telefones e endereços dessas unidades de atendimento pode ser obtida no http://www.tre-df.jus.br/eleitor/zonas-eleitorais.

Durante a coletiva, o desembargador Mario Machado participou de uma simulação do processo de recadastramento biométrico, para apresentar aos jornalistas o novo sistema que coleta as informações biométricas do eleitor, como as impressões digitais de todos os dedos da mão, além de foto e assinaturas digitais.   

Clique aqui e confira os documentos válidos para identificação e para comprovação de domicílio, bem como a unidade de atendimento mais próxima de você.