Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 24 de abril de 2013

A violência é só de um lado

Quinta, 24 de abril de 2013
Do Blog do Hélio Doyle
Quem acompanha o que acontece na Venezuela apenas pelas nossas emissoras de televisão e pelos grandes jornais não foi informado de que as oito pessoas mortas em conflitos entre chavistas e antichavistas são todas – todas – aliadas do governo e do presidente Nicolás Maduro. Não sabe sequer que a violência nas ruas foi incentivada pelo candidato derrotado, Henrique Capriles, e que os 61 feridos são, quase todos, cidadãos que procuraram defender edifícios públicos e sedes do partido do governo (PSUV) dos ataques de antichavistas.

Os seguidores de Capriles têm como alvos preferenciais as sedes do PSUV, da empresa petroleira PDVSA, de emissoras públicas e comunitárias de rádio e televisão e prédios do governo que abrigam programas sociais, especialmente os centros de diagnóstico integral (CDI), onde trabalham médicos cubanos que atendem à população mais pobre. Dos oito mortos, três estavam nos CDI.  Chavistas têm sido ameaçados em suas casas.

A grande imprensa brasileira não conta o que realmente acontece e apresenta tudo isso como, simplesmente, conflitos entre duas facções políticas.