Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Ô Bahia! Ô Brasil! Depois de proibir o acarajé, Fifa impede o São João em Salvador

Quinta, 25 de abril de 2013
A que ponto chega a sabujice de autoridades de um país. A que nível de submissão dessa nação aos interesses da chamada máfia da Fifa e de grandes empresas, permitem nossos governantes.

A Fifa, que já havia proibido a venda de acarajé –declarado patrimônio cultural da Bahia– num raio de dois quilômetros do estádio da Fonte Nova em Salvador, no período da Copa das Confederações e também da Copa do Mundo, agora proíbe a realização de festas de São João em Salvador. Só uma informação sobre esse tal raio de dois quilômetros. O baiano, ou o turista, que estiver no Mercado Modelo, ou no porto, ou no Pelourinho, vai ficar sem comer acarajé, pois a distância desses locais até o estádio da Fonte Nova tem menos de dois quilômetros. Acarajé, só do Campo Grande pra lá.

Duas tradicionais festas de São João, uma em Periperi, no subúbio, e outra no Barbalho, bairro central, já tiveram negadas autorizações pela Sucom (Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo). A Sucom já informou que não vai liberar eventos na cidade em junho, cumprindo determinação da Fifa.

Pode? Pode. E o pior, esse tipo de coisa não acontece só na ”Cidade da Bahia”. A Fifa impôs ao na época presidente Lula todas essas situações vergonhosas, se ele quisesse ter a Copa do Mundo de 2014 e a Copa das Confederações em 2013. E ele, vergonhosamente, aceitou.

Mas em junho próximo o baiano, e os demais brasileiros, poderão se sentar no trono de um apartamento, com a boca cheia de dentes, assistindo o jogo pela TV, esperando a morte chegar.