Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 24 de julho de 2013

PM paulista indicia 14 policiais por crimes em ação paralela de desocupação do Pinheirinho

Quarta, 24 de julho de 2013
Elaine Patricia Cruz, repórter da Agência Brasil
São Paulo – A Corregedoria da Polícia Militar indiciou 14 policiais militares acusados de agressão, tortura e abuso sexual contra moradores de São José de Campos (SP). Os crimes foram cometidos em janeiro deste ano, quando os policiais foram chamados para reforçar o patrulhamento na cidade durante a desocupação de milhares de famílias que viviam em uma área na cidade conhecida como Pinheirinho. Segundo a Polícia Militar, os crimes ocorreram em ações paralelas à desocupação.

Entre os indiciados está um policial do Comando de Operações da Polícia Militar (Copom) de São José dos Campos, acusado de prevaricação (quando um funcionário público deixa de cumprir a função). Ele atendeu a um chamado, pelo telefone 190, de uma das vítimas e não deu a devida atenção ao caso. Dois policiais, entre eles um tenente e um sargento, foram indiciados por abuso sexual.


O inquérito foi aberto pela Corregedoria da Polícia Militar em janeiro deste ano. Desde então, os policiais suspeitos pelo crime foram afastados de suas funções. O inquérito foi entregue hoje (24) à Justiça Militar, mas também pode caminhar na Justiça Civil, dependendo da conduta e dos crimes.

Segundo a Corregedoria, os indícios de crimes envolvendo os 14 policiais são fortes. Caso sejam considerados culpados, os policiais envolvidos poderão ser expulsos da corporação. Já o tenente pode perder a patente e ser demitido.