Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Oitenta e nove por cento dos brasileiros são a favor das manifestações populares que tomaram conta do país durante a Copa das Confederações.

Quinta, 25 de julho de 2013

Da CNI Especial CNI-Ibope mostra que 34% da população está disposta a participar de novas manifestações, especialmente pela obtenção de mais recursos para a saúde

A favor ou contra manifestaçõesOitenta e nove por cento dos brasileiros são a favor das manifestações populares que tomaram conta do país durante a Copa das Confederações. Embora 84% não tenham participado dos protestos, apenas 9% da população é contrária às manifestações, informa a Edição Especial da Pesquisa CNI-Ibope divulgada nesta quinta-feira (26) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“Quanto maior a idade do entrevistado, mais alto o percentual de marcações contrárias às manifestações. Entre os com 50 anos ou mais, 15% são contra”, diz a pesquisa. A posição contrária também é maior entre os com menor grau de instrução e com menor renda familiar. Entre os entrevistados com até a 4ª série do ensino fundamental, 17% disseram ser contrários às manifestações. Entre os que ganham até um salário mínimo, o percentual é de 16%.

O levantamento informa ainda que mais de 30% da população desaprova totalmente as ações dos governos federal, estadual e municipal e do Congresso Nacional em resposta às manifestações. “Transformando a avaliação em uma escala de zero a dez (considerando apenas as respostas válidas), a presidente Dilma Rousseff recebeu a maior nota média: 4,0. A Câmara dos Deputados ficou com a pior nota: 2,8”, diz a pesquisa.

A pesquisa revela também que 34% dos brasileiros pretendem participar caso haja novas manifestações. Apontado por 43% dos entrevistados, o principal motivo que faria a população participar dos protestos é a obtenção de mais recursos para a saúde. Outras razões apontadas são: contra a corrupção (35%), mais segurança pública (20%) e contra a inflação (16%).

A Edição Especial da pesquisa CNI-Ibope foi feita com 7.686 eleitores em 434 municípios entre os dias 9 e 12 de julho.

Do Portal da Indústria

NOTÍCIAS RELACIONADAS:
25.07.2013 - Aprovação do governo Dilma cai para 31%, revela pesquisa especial CNI-Ibope
25.07.2013 - Governo de Pernambuco tem 58% de aprovação, informa CNI-Ibope Especial
25.07.2013 - Serviços de saúde estão entre os mais criticados pela população, revela CNI-Ibope Especial