Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Na Varanda com Edson Sombra — Genoíno, a dor da filha Miruna, e a realidade do resto do Brasil

Quarta, 27 de novembro de 2013

A filha de José Genoíno, Miruna Genoíno, divulgou mais uma carta aos brasileiros. Desta vez,  queixando-se das condições da prisão impostas ao pai, condenado por fazer parte do esquema do “mensalão”.
 
Somos solidários a sua dor. É triste, com certeza, para uma filha, ver o pai no cárcere. Prisão, de fato, não é o lugar em que nenhum ser humano deveria estar, o lugar é fétido, insalubre e desumano. A comida é um lixo. A solidariedade à dor de uma filha deve ser prestada por todos, mas, algumas considerações Miruna, precisam ser feitas em relação à sua carta. ...

A carta de Miruna Genoíno.
 
"Deve ser muito chato me conhecer nesse momento. Porque é muito chato ser eu mesma nesse momento. E porque sempre é melhor olhar para o lado do que parar e pensar no que fazer quando algo muito grave está acontecendo. Com a minha família, claro.

Finalmente o Joaquim Barbosa tem o que queria, um laudo médico, feito com meu pai já alimentado corretamente e medicado, e ao lado da família, dizendo que não, ele não tem nada grave. Ele quase morreu em julho, venceu os 10% de chances de sobreviver, teve uma dor que só o fazia pensar em morrer com tal de que ela se fosse e não, ele não tem nada grave. Meu pai teve vários episódios de pressão alta na prisão, comeu lixo e voltou com o sangue quase se esvaindo em uma hemorragia, mas sim, na prisão é possível que seja bem cuidado.
 
Agora eu me pergunto: SRS. MÉDICOS, OS SRS. ESTIVERAM NA PAPUDA? Com que autoridade os srs. sentem-se no direito de dizer que meu pai pode voltar para lá? Viram as condições oferecidas? Comeram a comida de lá? Foram ao banheiro de lá? Viram o ambulatório? Equipamentos de lá? Não precisam me responder. Hoje eu estou aqui, longe do meu pai, com o coração sangrando, no fundo do poço, e os senhores estarão entrando em seus consultórios certamente com a consciência muito tranquila.
 
No entanto, apesar de ser difícil, eu acredito que a justiça, não a dos homens, não falha jamais, e que vocês um dia sentirão na pele o que é agir com falta de humanidade e sem um mínimo de vergonha na cara.
 
TENHO VERGONHA DO MEU PAÍS, QUE DEIXA QUE SE CONDENE UMA PESSOA À PENA DE MORTE ENQUANTO SEU ÚNICO ERRO FOI NÃO TER MEDO DE LUTAR PELOS DEMAIS." Finaliza a filha de Genoíno.
 
Miruna, nós do blog entendemos a sua dor, ela é compreensível, você é filha, mas o seu pai e o partido que ele ajudou a fundar, infelizmente, nos últimos 11 anos, perpetuaram e agravaram, situações que nos fazem também ter vergonha do Brasil.
 
Também tenho vergonha do Brasil, que deixa milhares na indigência. Quantas pessoas morrem por falta de medicamentos e leitos hospitalares na rede pública de saúde. A condição em que são depositados os presos no cárcere, apinhados em celas insalubres e fétidas.
 
São vergonhosos os juros que se pagam no Brasil. A nossa educação é uma droga, e, por falar em droga, em nossas cidades vemos o avanço do crack. Quantas cracolândias existem por aí, sem que as autoridades públicas façam nada.
 
Eu tenho vergonha desse Brasil subdesenvolvido, que fomenta a miséria para manter a perpetuação de alguns no poder.
 
A responsabilidade de boa parte das mazelas que chicoteiam o lombo dos demais brasileiros, é dos políticos, que para se perpetuarem no poder, fazem caixa dois nas eleições, que montam quadrilhas para achacar as nossas riquezas, que negociam até com o diabo para continuarem nas “tetas” do Estado, desde que ele seja o vice.
 
O seu pai Miruna, foi condenado pelo STF por fazer parte de uma dessas quadrilhas. Acredito que ele não tenha posto um centavo no bolso, mas estava lá, vendo a quadrilha agir e lhe emprestando aval. Seu pai Miruna, estava lá, ao lado do Roberto Jefferson, do Bispo Rodrigues, do João Paulo Cunha e de outros tantos condenados.
 
O seu pai e o partido político do seu pai, estavam lá, ao lado de tantos outros que são responsáveis pela miséria que tanto nos envergonha.
 
Miruna, as condições da Papuda são ruins? São, mas o Governador daqui de Brasília é amigão do seu pai. São do mesmo partido. O Governador nunca foi visitar o sistema prisional. A primeira vez que foi, a intenção era a de visitar o seu pai. O responsável pela Papuda é o Governador do Distrito Federal. Cobre dele melhorias no sistema. Lute pelos demais.
 
O erro do seu pai não foi o de lutar pelos demais, o erro do seu pai foi outro e, apesar da história de vida que ele tem, o erro precisa ser corrigido. No âmbito penal, a correção do erro se dá pelo cumprimento da pena imposta. É natural que você não enxergue o erro do seu pai, afinal, você é filha e o ama.
 
Não adianta dizer que foi um julgamento político, porque não o foi. Alguns inclusive foram absolvidos. Dentre os juízes que julgaram o seu pai, 08 foram nomeados pelo partido do seu pai, por Lula, que graças ao passado de luta de seu pai, chegou a presidente da República, e pela presidenta Dilma, que é filiada ao PT, partido que seu pai ajudou a fundar e com seu aval agora ajuda afundar.
 
Desde Adão e Eva, a tendência do homem é a de fugir das consequências dos próprios erros. Adão colocou a culpa em Eva, que por sua vez culpou a serpente. Com os réus do mensalão não é diferente.
 
Devemos ter vergonha não do julgamento do mensalão, mas dos outros julgamentos que ocorrem no Brasil, onde não são assegurados aos réus o direito à ampla defesa e a uma defesa efetiva. Devemos ter vergonha também de não vermos julgado o mensalão do PSDB e o mensalão do DEM.  O seu pai teve defesa, e foi uma defesa qualificada. Se foi condenado, acredite, culpa e provas existiam. É dolorido, imagino que sim, afinal é o seu pai. Para o sistema penal, no entanto, ele não pode ser mais, ou melhor, do que qualquer outro.
 
A comida da Papuda é ruim? Sabe por quê? PROVAVELMENTE alguém está fraudando a “xepa”, pois, no papel, a comida é de boa qualidade. Tudo é de primeira, mas na prática, é diferente. É o nosso Estado, vergonhoso!
 
Que Deus lhe dê o conforto necessário para ultrapassar este momento difícil, tão difícil quanto o vivido por outros tantos filhos que têm os pais vivendo a miséria das demais cadeias brasileiras.
  
Fonte: Edson Sombra/ Redação /Com informações do Portal A justiceira de esquerda - 27/11/2013