Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Cristóvão Buarque, agora 'cidadão baiano', critica tratamento dado aos condenados pelo mensalão

Quinta, 5 de dezembro de 2013
por Daniela Pereira — Tribuna da Bahia
Em atenção à proposição do deputado Euclides Fernandes (PDT), na manhã de ontem o senador Cristóvam Buarque recebeu o título de “Cidadão Baiano”. A trajetória de vida pública dedicada à defesa da melhoria da qualidade do ensino público no Brasil foi apontada como o principal agente motivador da honraria. O título foi entregue pelo presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT). Em sessão especial realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o senador pedetista falou sobre corrupção e criticou duramente o tratamento dado aos presos do mensalão.

Durante discurso, Buarque disse que o tratamento diferenciado aos presos na Penitenciária da Papuda e as regalias dadas aos condenados do mensalão são consideradas indecentes. “Só se lembrou que a comida é ruim agora. O tratamento desigual vai ser prejudicial a essa pedagogia da percepção da desigualdade. Se você começa a ter salas especiais na cadeia, diferente de outras, esses que estão nas especiais não vão perceber as desigualdades do outro. Sou contra até a prisão diferenciada para quem tem título superior. Crime igual, cadeia igual”, disse o senador.


Nas redes sociais, personalidades da política baiana parabenizaram o senador pelo título recebido. O deputado Marcelo Nilo publicou que “foi com muita honra que a Assembleia Legislativa da Bahia concedeu o Título de Cidadão Baiano ao senador Cristóvam Buarque. Um Homem que tem em sua vida pública uma história dedicada à defesa da melhoria da qualidade do ensino público no Brasil”, escreveu. Já a pré-candidata ao governo da Bahia, Lídice da Mata, publicou elogios sobre a carreira política do pedetista. “Cristóvam Buarque tem uma vida dedicada à educação: foi reitor da UnB, governador do DF, ministro e senador. Agora é também cidadão baiano! Parabéns ao  nosso mais novo conterrâneo, agraciado hoje com o título de Cidadão Baiano pela AL-BA”, escreveu.

Cristóvam Buarque atualmente exerce o segundo mandato de senador. Na sua trajetória, além do Bolsa Escola, criou o Sistema Nacional de Emprego; a poupança-escola; o saúde em casa;  a mala do livro e uma série de outros programas sempre voltados para a educação. Apesar de tudo ainda encontrou tempo para expor suas ideias em mais 20 livros publicados. O pedetista ainda é autor do projeto de lei que determina que os filhos de políticos estudem em escolas públicas. Cristóvam Buarque afirmou defender a igualdade dentro e fora da cadeia, uma vez que “não tolera a desigualdade”.