Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 1 de dezembro de 2013

Morre dom Waldyr, o bispo socialista

Domingo, 1º de dezembro de 2013
Do Blog do Roldão — O Estado de S. Paulo
Morreu neste sábado, 30, dom Waldyr Calheiros, bispo emérito da diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ). Com 90 anos, estava internado desde o início do mês com infecção pulmonar.

Ele dirigiu aquela diocese durante 34 anos, entre 1966 e 1999. Destacou-se sobretudo pela sua intransigente defesa dos direitos humanos e dos princípios Teologia da Libertação. Na avaliação dele, a Igreja Católica não deveria fazer uma “opção preferencial” pelos pobres, mas sim uma “opção exclusiva”.

Dom Waldyr considerava o modelo capitalista incapaz de resolver os graves problemas de desigualdades sociais na América Latina e em outras partes do mundo. “O capitalismo foi incapaz de criar uma proposta para uma sociedade mais justa, humana e fraterna”, disse durante uma coletiva de imprensa, em 1978. “É um modelo falido. Depois de tantos anos não conseguiu vencer a fome, a miséria e a marginalização. Seu objetivo centrado no lucro o condena à incapacidade de resolver o problema social.”
O grande desafio para a esquerda, segundo o bispo, era encontrar uma “alternativa verdadeira” ao capitalismo. Os modelos socialistas conhecidos, como os da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e seus países satélites, também teriam fracassado, na avaliação dele: “Foram feitos para uma minoria privilegiada, marginalizando a maioria que não participa em nada”. Leia a íntegra