Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

PM investiga se soldados mortos após teste tomaram substâncias para melhorar o condicionamento físico

Quinta, 19 de dezembro de 2013


Secretário de Segurança Pública (SSP-BA) Maurício Barbosa disse que haverá uma rigorosa apuração para identificar se houve uso de medicação para melhorar o condicionamento físico. O ingresso nas Forças Especiais pode mudar
 
Clarissa Pacheco — Correio da Bahia 

Soldado Luciano Fiúza morreu ontem à noite
o Hospital Aeroporto

O soldado da PM Luciano Fiuza,  29 anos, morreu, ontem à noite, no Hospital Aeroporto, dois dias depois de passar mal durante um exame físico do Curso de Operações Policiais Especiais (Copes), porta de entrada para o Batalhão da Polícia de Choque da Polícia Militar.  

Ele, que era lotado no 12º Batalhão (Camaçari), é o segundo policial a morrer, dos quatro que foram internados após uma atividade chamada Teste de Habilidade Específica (THE), que exigiu que os 67 candidatos corressem 10 km em 60 minutos, no Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas. Na corrida, eles usavam calça do fardamento e coturno. A primeira morte, do soldado Manoel dos Reis Freitas Júnior, aconteceu na terça-feira, também no Hospital Aeroporto. Manoel era lotado na 4ª CIPM, em Macaúbas, na Chapada. 

Segundo informações da Polícia Militar, outros dois policiais continuavam internados ontem. O tenente Joserrise Mesquita de Barros,  30 anos, lotado na Cipe-Cerrado, estava em estado grave, porém estável, no Hospital Aeroporto. Já o soldado Paulo David Capinam, 26, lotado na 81ª CIPM, em Itinga, havia deixado a UTI do Hospital São Rafael na terça-feira e tinha previsão de alta hospitalar ainda ontem. 

Explicações
Após a morte do soldado Fiúza, a Polícia Militar enviou, às 21h12, apenas uma nota de pesar sobre o falecimento. Mais cedo em outro comunicado, a Polícia Militar afirmou que o soldado Freitas, segundo a avaliação médica, “apresentou quadro de insuficiência renal, sendo acometido por uma parada cardíaca”.