Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Dilma zomba de Servidores Públicos Federais em Mensagem de Final de Ano

Terça, 21 de janeiro de 2014
Por Eugênia Lacerda
Em uma carta de fim de ano (veja a carta neste link), a presidenta Dilma Rousseff afirmou que os servidores públicos do país são responsáveis pelo fortalecimento da democracia e pelos avanços e conquistas recentes promovendo um Brasil mais justo.

A mensagem foi enviada para todos os servidores públicos federais no dia 23 de dezembro de 2013.

Os servidores passam o ano inteiro tentando dialogar com a Presidenta do Brasil, mas não conseguem porque ela não negocia com os trabalhadores, e eis que surge uma mensagem no final do ano para dar o reconhecimento que os servidores merecem.  A atitude demonstra o escárnio que a Presidenta faz com os servidores públicos federais que sofrem arrocho salarial e ataques constantes do Governo como o ataque ao direito de greve, Funpresp e outras perdas de direitos.


Nunca os servidores públicos foram tão atacados por um Governo. Dilma finge que nada acontece e envia mensagem de reconhecimento aos servidores achando que uma simples carta é capaz de valorizar o trabalho prestado pelos servidores públicos.

Os servidores desejam mais que palavras, arrocho salarial e falta de negociação não são reconhecimento e valorização do trabalho prestado.

A Presidenta do Brasil, eleita pelo Partido dos Trabalhadores, não negocia com os servidores públicos federais.

Os servidores do Poder Judiciário e do MPU estão há 7 anos sem reajuste. O Governo concedeu em 2012 apenas 15,8%, parcelado em três anos, o que não repõe nem a inflação do período.

Além disso, não respeita a Constituição quando se omite na reposição anual dos servidores e interfere na autonomia orçamentária do Poder Judiciário quando faz cortes ao orçamento de forma autoritária.

Enquanto isso, mais de 40% do orçamento público é destinado ao pagamento de uma suposta dívida pública. Suposta porque o dispositivo constitucional que determina a realização de uma auditoria da dívida pública também é desrespeitado por Dilma e não se tem como afirmar a legitimidade e legalidade das dívidas sem uma auditoria.

A prestação de serviços públicos de qualidade passa pela valorização dos servidores públicos e isso não é prioridade para o Governo.

A Auditoria Cidadã da Dívida registra o seu descontentamento com a carta da Presidenta Dilma que descumpre o dispositivo constitucional sobre a auditoria da dívida e solicita que o  reconhecimento, o respeito e a valorização aos servidores públicos federais sejam demonstrados com ações efetivas e não por meras palavras com fins eleitoreiros.