Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Fugas famosas, extradições legítimas e abduções ilegais

Segunda, 5 de janeiro de 2014 
Harrison Ford encarnou um dos fugitivos mais famosos da história americana.
Nesta película de 1993, Harrison Ford encarnou um dos fugitivos mais famosos da crônica policial ficcional norte-americana. A trajetória do personagem Richard Kimble guarda alguma semelhança com a história do médico Sam Sheppard, acusado do misterioso assassinato de sua esposa, em Ohio, em 1954.


Não é novidade a fuga de pessoas sujeitas a processos penais perante tribunais brasileiros. Diante de uma condenação quase certa ou da concretude da prisão, a opção “dar uma fugidinha” entra nas cogitações de qualquer ser humano, como uma aspiração de liberdade, mas não como um direito. É natural: quem está preso quer fugir.


Entre os fujões mais famosos dos últimos anos estão o falecido empresário Paulo César Farias, o piloto Jorge Tenório Bandeira de Melo, a advogada Jorgina Maria de Freitas Fernandes, o cirurgião plástico Hosmany Ramos, o também médico Roger Abelmassih, o banqueiro Salvatore Cacciola e mais recentemente o político Henrique Pizzolato, condenado pelo STF na AP 470. Se fossem brasileiros ou estivessem no Brasil, poderiam estar nesta lista Julian Assange, da WikiLeaks, e Edward Snowden, que revelou o programa de espionagem Prism da NSA.