Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 11 de janeiro de 2014

O que dilma come nas viagens de avião é coisa sigilosa

Sábado, 11 de janeiro de 2014

Presidência nega informações sobre alimentação em voos da FAB

Marina Dutra
Do Site Contas Abertas
 

Presidência da República considerou sigilosas as informações sobre a alimentação da presidente Dilma Rousseff e demais servidores da Presidência da República nos voos da FAB. Em dezembro, o Contas Abertas encaminhou pedido, por meio da Lei de Acesso à Informação, solicitando as faturas e notas fiscais relativas ao contrato com a RA Catering, empresa de comissária aérea, onde fossem discriminados os itens consumidos pelo órgão nos meses de outubro e novembro de 2013.

Como o Contas Abertas já divulgou (veja aqui), a Presidência firmou contrato com a RA Catering em janeiro do ano passado, no valor total de R$ 1,9 milhão. O cardápio inclui diversas iguarias, como coelho assado, costeleta de cordeiro, rã, pato, picanha, sorvetes Haagen Dazs e canapés de camarão e caviar.

O valor total contratado, assim como os itens presentes no cardápio, não necessariamente são utilizados em sua totalidade, pois a demanda é vinculada a necessidade do serviço. A intenção do pedido do Contas Abertas à Presidência era saber quais itens do cardápio a presidente estaria de fato consumindo.

Na resposta, o GSI-PR negou o acesso às informações, considerando-as sigilosas com base na própria Lei de Acesso à Informação, alegando que “São consideradas imprescindíveis à segurança da sociedade ou do Estado e, portanto, passíveis de classificação as informações cuja divulgação ou acesso irrestrito possam: por em risco a segurança de instituições ou de altas autoridades nacionais ou estrangeiras e seus familiares” (inciso VII do art. 23).

Leia no Contas Abertas a íntegra de: 'Presidência nega informações sobre alimentação em voos da FAB'