Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Oposição rompe acordo e prejudica milhares de vigilantes

Terça, 21 de janeiro de 2014
Após pedir vista do Projeto de Lei Anticalote (19.414/2011) e firmar acordo para votação do PL na sessão de ontem (20/01), a bancada da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia descumpriu o acerto e obstruiu a conquista esperada pelos mais de 40 mil trabalhadores terceirizados no setor público estadual. Presentes pela quinta vez na galeria do plenário, funcionários dos setores de vigilância e limpeza entraram a madrugada esperançosos de ver aprovada a garantia do recebimento dos benefícios trabalhistas tantas vezes ignorados por empresas que terceirizam serviços ao Estado,  mas todos os apelos foram inúteis.

Fonte: Ascom da deputada estadual Maria del Carmen (PT-Bahia)


De autoria da deputada estadual Maria del Carmen (PT), que apresentou o Projeto atendendo a pedido da Confederação Nacional dos Vigilantes e Prestadores de Serviços (CNTV), o PL vinha angariando elogios da oposição, que acabou surpreendendo a todos com a manobra de obstrução capitaneada por Carlos Gaban (DEM) e Elmar Nascimento (DEM). A quebra do acordo  também surpreendeu o presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo, que afirmou nunca ter presenciado tal postura frente a projetos apresentados por deputados.

Cientes de que diante da obstrução realizada na sessão de ontem, o PL pode acabar não sendo votado neste ano legislativo, os sindicatos de vigilantes e trabalhadores de limpeza, além de outras entidades trabalhistas prometem aumentar a pressão para garantir a aprovação até o final de janeiro. “Nós ficamos revoltados, na última semana o deputado Gaban nos garantiu que o Projeto seria votado nesta segunda-feira, que seria um presente de começo de ano para as categorias. Acreditamos nele e o resultado foi que tentaram nos transformar em massa de manobra. Estamos redigindo uma nota de repúdio à postura dele e de toda a oposição”, reforçou o vice-presidente do SindVigilantes –Ba, Djalma Queiroz dos Santos.

Instituindo a retenção dos valores referentes a férias, 13º salário, INSS e multa do FGTS em conta bloqueada movimentada apenas por ordem do órgão ou entidade contratante, o Projeto passou por intensa discussão com trabalhadores, vários deputados do governo e da oposição e também com empresários, tendo sido tema também de uma audiência pública que contou com a presença do deputado distrital Chico Vigilante, responsável pela aprovação de projeto semelhante no Distrito Federal.

Ascom Maria del Carmen