Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Pedido de vista da Lei Anticalote frustra milhares de trabalhadores baianos

Quarta, 15 de janeiro de 2015
Mantendo a mobilização em torno da aprovação da Lei Anticalote (PL 19.414/2011) na Assembleia Legislativa [da  Bahia], trabalhadores do setor de vigilância e limpeza compareceram em peso ao plenário da Casa pela quarta semana consecutiva, representando os cerca de 40 mil terceirizados que atuam no poder público estadual. O desejo das categorias e seus sindicatos é que os deputados aprovem o Projeto de Lei, de autoria da deputada estadual Maria del Carmen (PT), que visa à garantia do recebimento dos benefícios trabalhistas previstos legalmente e tantas vezes ignorados por empresas que terceirizam serviços ao Estado.

Instituindo a retenção dos valores referentes a férias, 13º salário, INSS e multa do FGTS em conta bloqueada movimentada apenas por ordem do órgão ou entidade contratante, o Projeto chegou a ser lido pelo relator, o deputado estadual Mário Negromonte Jr. (PP), que deu parecer favorável à aprovação. Apesar de o projeto ter passado por intensa discussão com trabalhadores, vários deputados do governo e da oposição e também com empresários, o deputado estadual Elmar Nascimento (DEM) pediu vista do PL.
Fonte: Assessoria da deputada estadual Maria del Carmen (PT)


Presente na Assembleia para acompanhar a votação da Lei Anticalote, o presidente da CUT na Bahia, Cedro Costa, ressaltou a importância do projeto de Maria del Carmen. "O trabalhador muitas vezes cumpre todo um contrato e no final das contas sofre um calote do patrão. Então este projeto vem fazer justiça, porque ele vai mensalmente guardar um pouco do dinheiro para no encerramento do contrato o trabalhador ter seus direitos garantidos. Portanto, a CUT está aqui pra apoiar o PL Anticalote", declarou.

Coordenador do SindLimp e vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca também acompanhou a sessão e parabenizou a criação do PL, realizada pela deputada Maria del Carmen a partir de pedido da Confederação Nacional dos Vigilantes e Prestadores de Serviços (CNTV). Suíca explicou que já foi apresentado um projeto parecido com o da parlamentar (PL 97) na esfera municipal, mas infelizmente o projeto não entrou na “ordem do dia”. “Mesmo assim o Município aproveitou parte do projeto e já tem feito algo parecido com o PL Anticalote, que é a retenção de faturas para pagamentos futuros para os trabalhadores. Eu já pedi à deputada, a autorização dela para que eu possa apresentar este projeto no município de Salvador”.

Após o pedido de vista, a deputada se reuniu com o líder do governo na Alba, deputado Zé Neto (PT); o líder da oposição, deputado Gaban (DEM); e o relator Mário Negromonte Jr. Para articular a votação do PL 19.414/2011 no dia 20 de janeiro, próxima segunda-feira.