Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

A Petrobras enclausurada, desadministrada, endividada, descalibrada, desprestigiada, desequilibrada. O discurso do Senador Requião sobre a TV Globo

Quinta, 27 de fevereiro de 2014 
A PETROBRAS ENCLAUSURADA, DESADMINISTRADA, ENDIVIDADA, DESCALIBRADA, DESPRESTIGIADA, DESEQUILIBRADA. COM AÇÕES QUE VALIAM 53 REAIS EM 2008, AGORA POUCO MAIS DE 11 OU 12. E AINDA FALAM EM RECUPERAÇÃO NESTE 2014. O DISCURSO DO SENADOR REQUIÃO, SOBRE A TV-GLOBO 
 

Helio Fernandes

O senador Roberto Requião, apresentou ontem no senado, requerimento de informações, para que o Ministério das Comunicações informe a situação da Organização Globo. Em relação à “propriedade” da TV-Paulista, uma das grandes lutas do advogado Luiz Nogueira.

Essência do discurso de Requião

Várias vezes governador e senador: “A TV-Globo não tem DIREITOS sobre a TV-Paulista, que passou a ser TV-Globo de São Paulo. Essa “propriedade” da TV-Globo tem que ter o registro cassado imediatamente”.

Como o senador desde o primeiro discurso, antes das férias parlamentares, citou este repórter e os artigos que redundaram no livro, “Afundação Roberto Marinho”, temos que esperar a resposta do Ministro das Comunicações.
Para terminar: Requião é INCORRUPTÍVEL. Foi sempre, como governador e senador. Quando governador, sua Assessoria Jurídica entrou no Supremo com uma ADIN, para ANULAR os leilões impostos por FHC à Petrobras.
Perdeu para Dona Dilma quando Chefe da Casa Civil e Nelson Jobim, então Ministro do Supremo.
A íntegra do requerimento de Requião, que é grande, muito bem redigido e fundamentado. (Requião fala e escreve admiravelmente), está no site do Senado, facílimo de acessar.
(Para quem não se lembra: durante algum tempo, depois do golpe e da ditadura, eu fazia um programa semanal na TVE, intitulado, “O Repórter da História”).
Ótima repercussão, toda semana eu tinha os mesmos dois convidados: o senador Requião e o notável médico, Ministro e grande figura, Adib Jatene. Que conversas que prazer, total LIBERDADE. Por causa disso, foi interrompido, ou melhor, liquidado.
“Canal Livre”, da TV-Bandeirantes
Pouco depois, quando o saudoso Paulo Branco, editor da Tribuna impressa (um craque) ficou sendo o representante da Bandeirantes no Rio, criou o programa diário com esse título.
Começava às 3 da tarde, que debates. Não eram os mesmos todos os dias, mas sempre mudava para melhor. Participavam: Millôr, Jânio de Freitas, Jandira Feghali, este repórter, e outros. Também “acabou” por causa do “exagero” de independência dos participantes. T-O-D-O-S.
Gama Filho-UniverCidade
Meses se passaram e não surgiu solução para os alunos. Nem o Ministério da Educação tomou providências, nem a OAB. Por que falo na OAB? Desde o início venho cobrando providências desse órgão. A causa é que por trás de tudo, “empurrando” o Grupo Galileu, estão notórios advogados.
Segundo o próprio Globo publicou há meses, advogados riquíssimos ocuparam as duas Universidades. Era um plano ambicioso apenas para ganhar dinheiro. Além da responsabilidade da falência das Universidades, não ligam para o desespero dos alunos. Nem respondem às acusações gravíssimas, quase todas ligadas à Receita ou ao setor financeiro. Ficarão impunes?
Parabéns à Estácio e Veiga de Almeida, o que não inocenta os advogados enrustidos, escondidos, enriquecidos.
Petrobras descalibrada, desprestigiada, desajustada.
A empresa, por ordem de Dona Graça manda publicar: “A Petrobras está em alta velocidade e no setor do Pré-sal, aumentando a produção”. Segundo dados “vazados” pela poderosa (royalties para Fortune e a Forbes, revistas de fofocas financeiras) presidente, “já são 407 mil barris por dia”.
(Depois desse “vazamento voluntario” passados três dias, inundam o mercado de comunicação, com farta matéria paga. Aliás, nem precisava, pois os investidores não acreditaram, as ações continuaram caindo).
Esse número não é verdadeiro. E mesmo que fosse, seria ridículo e mínimo em se tratando de petróleo. Os próprios investidores não acreditaram. Tanto que em dois dias seguidos, teve quedas difíceis de compensar. Num dia menos 1,90, no outro, menos 2,13. Já esteve a 53 reais, que saudade.
Há cinco anos e sete meses as ações da Petrobras “batiam” em 53 reais, que saudade. Foi o teto provocado pela “desadministração”, que ainda não tinha Dona Graça no comando.
Sem adivinhação, com o mínimo de boa vontade, uma ação da Petrobras, deveria estar valendo hoje, miseravelmente por volta de 80 reais. Dona Graça diz, “neste 2014 os donos de ações terão o ano da recuperação”.
Nem quero comentar este despropósito, não acredito em recuperação com queda de produção e balanço fraudado, “vendendo” até ativos para revelar lucros.
Como fizeram com a amortização da dívida interna em 2013. E já se preparam para fazer agora, em 2014. Dona Dilma diz que o superávit primário ficará em 99 BILHÕES. Para ela, “o suficiente”, entregar 160 BILHÕES aos “credores”. (Mas isso já é outra história).
Sem rumo e sem crença
Terminando com a Petrobras, lamentando mas oferecendo estes dados verdadeiros embora assustadores. O Pré-sal já deveria ter passado de 600 mil barris por dia, para atingir 1 milhão em 2015. Não chega lá, nesse período de tempo.
E a dívida, que nem os desadministradores admitem que sabem até onde já chegou. Cresce inacreditavelmente, embora não conheçam os números. A Petrobras parece ter sempre no comando um “japonesinho” como Shigeaki Ueki. Mesmo que os que chegaram depois dele, muitos, tenham perfis diferentes.
Caro amigo, pai, professor e incomparável brasileiro HELIO FERNANDES
Com meus 68 anos, registro datas importantíssimas em minha vida familiar, estudantil e profissional, mas, nada me comoveu, impressionou-me e me deixou tão sensibilizado, honrado e agradecido como seu longo e generoso artigo publicado HOJE no seu blog.
Partindo de quem idolatro como jornalista, editor, diretor de redação e brasileiro QUE TUDO FEZ E DEU PELO NOSSO PAÍS, pondo em risco a própria vida e a de seus queridos familiares. SUAS SINCERAS E DESINTERESSADAS PALAVRAS TROUXERAM-ME FELICIDADE E ALEGRIA INDESCRITÍVEIS, ASSIM COMO PARA TODOS OS MEUS ENTES QUERIDOS E AMIGOS.
Quem me engrandeceu foi o senhor, o mais corajoso e independente dos jornalistas brasileiros, por me aceitar como advogado-colaborador na luta pela busca de justa indenização em nome da TRIBUNA DA IMPRENSA. Esse ressarcimento está vindo tarde demais, por conta do agigantado e lento aparato judicial e da frieza e da insensibilidade da executada UNIÃO FEDERAL. Ela o castigou, implacavelmente, por meio de tresloucada CENSURA, entre 1968 e 1978, e SOBRETUDO por ver em você o maior inimigo do truculento regime militar. E AGORA, ELA, SEM RAZÃO DE SER, vangloria-se de, em nome dos prazos processuais, adiar indefinidamente o pagamento da insignificante indenização devida a você e a dezenas de bravos profissionais que ao seu lado lutaram pela liberdade de imprensa e pelo retorno do país ao estado democrático de direito.

Pelo conceito e respeitabilidade que cercam o seu nome e considerando a longa e proba trajetória de sua vida, manterei seu artigo próximo de mim, por onde andar e onde estiver, para nunca desmerecer uma vírgula sequer de sua generosa e comovente avaliação que é incomensurável.
Obrigado, saúde, felicidades (se possível) e me perdoe por não ter até hoje conseguido transformar em valores o que a UNIÃO FEDERAL, agora presidida por Da. Dilma Rousseff, está lhe devendo há exatos 35 anos. Extrajudicialmente, mandei três correspondências a ela, mas não consegui sensibilizá-la ainda. Vou continuar tentando.
LUIZ NOGUEIRA, seu sempre amigo e admirador.
= = = = = = = = = = =
Leia ainda: Requerimento sobre compra de ações da TV Paulista pela família Marinho