Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

GDF quer reduzir direitos de idosos e pessoas com deficiência

Sexta, 21 de fevereiro de 2014

O respeito aos idosos e pessoas com deficiência não parece ter muito significado para o Governo do Distrito Federal. Nesta semana, o Poder Executivo protocolou na Câmara Legislativa o Projeto de Lei 1807/2014, que reduz em 50% a destinação mínima obrigatória de assentos para idosos e pessoas com deficiência. A proposta está em análise pelos deputados distritais. ...

Fontes: Blog do Sombra com informações da Ascom da deputada Eliana Pedrosa
 
A Lei 2.250/1998 obriga as concessionárias do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF (STPCDF) a reservarem e identificarem, no mínimo, quatro assentos para essas duas parcelas da população. Pela nova proposta do governo, a garantia se restringe a no mínimo dois assentos.
 
De acordo com presidente do Instituto Cultural, Educacional e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência do Brasil (ICEP), Sueide Miranda, a proposta é descabida e vai contra toda luta travada durante anos por mais respeito aos deficientes. “Em ano de Copa do Mundo, num momento em que se discute mobilidade e acessibilidade, é lamentável que se proponha perda de conquistas importantes para as pessoas com deficiência. É um retrocesso”, afirmou.
 
A deputada Eliana Pedrosa (PPS) considerou o projeto do Executivo uma afronta aos idosos e pessoas com deficiência. Segundo ela, a redução no número de assentos obrigatórios demonstra insensibilidade por parte de gestores que deveriam se preocupar com o bem estar da população e não com o lucro das empresas. “Nada justifica esta medida. Falta carinho pelo próximo. Vou trabalhar para que esta proposta não seja aprovada pela Câmara Legislativa. Não podemos permitir que matérias deste tipo sejam aprovadas e prejudiquem pessoas que já têm que encarar a barreira do preconceito e a falta de acessibilidade em nossas cidades”, criticou Eliana Pedrosa, lembrando que a proposta surge no mesmo momento em que o governo anuncia em jornais “o fim da era Viplan”, prometendo melhorias aos usuários de ônibus do transporte coletivo.
 
Para ser aprovado, o projeto precisa tramitar por pelo menos duas comissões e Plenário. Só depois segue para sanção do governador.

Fontes: Blog do Sombra com informações da Ascom da deputada Eliana Pedrosa