Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Nota da SES/DF sobre matéria publicada na Revista Veja, edição nº 2359,

Sábado, 1º de fevereiro de 2014

Leia a seguir Nota da Secretaria de Saúde do DF em resposta à matéria 'A epidemia secreta', publicada na Revista Veja, edição número 2359, reproduzida em blogs, inclusive neste Gama Livre.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Nota da SES/DF em resposta à Revista Veja


Prezado Taciano, 

A Secretaria de Saúde do DF esclarece que nunca se furtou na tarefa de realizar ações educativas, de manejo e de tratamento à dengue. Desde 2011 esse trabalho tem sido intensificado e, mesmo diante da epidemia de 2013, o Distrito Federal apresentou um dos melhores resultados do país em se tratando de casos da doença - proporcionalmente ao número de habitantes. O esforço foi tamanho que houve, inclusive, ajuda a municípios do Entorno e até a montagem de um hospital de campanha para atender a pacientes com suspeita de dengue, justamente no mês que antecedeu a Copa das Confederações. 

Outro equívoco é afirmar que a Secretaria de Saúde do DF camuflou dados relativos a doença durante os jogos da Copa das Confederações. Os boletins sempre foram publicados no www.saude.df.gov.br (aba outros links, informes epidemiológicos), semanalmente. 

Ainda como forma de aumentar as ações contra a dengue, em 2013, a Funasa cedeu 300 servidores para auxiliar à Secretaria, e em novembro do mesmo, as Forças Armadas começaram a atuar em conjunto com a SES/DF. Atualmente, 46 homens estão neste trabalho.

Em 2013, como nos anos anteriores da gestão, a meta de ações de controle dos criadouros foi cumprida, na qual 80% dos imóveis existentes em Brasília foram atingidos, o que totalizou a inspeção de 1.117.258 imóveis, sendo 331.648 no terceiro quadrimestre. O trabalho já teve resultado e em janeiro de 2014 o número de dengue comparado ao mesmo período de 2013 reduziu em 58%. 

Além disso, a SES realizou no ano de 2013 o Plano de Prevenção da Dengue no Distrito Federal, com o objetivo de planejar as ações que foram realizadas durante o ano em questão e o ano de 2014 e, diante dessas ações afirma com propriedade que é impossível um surto no período da Copa do Mundo. 

O DF juntamente com o Ministério da Saúde tem trabalhado com exímio empenho, mas conta com a população para estar sempre atenta e realizar um trabalho em equipe. Ressaltamos ainda, que no fim do ano passado foi autorizado concurso público para a contratação de mais de 6 mil profissionais, que também apoiarão no combate à dengue. 

Como forma de mostrar o trabalho relatado acima, a Secretaria de Saúde preparou um histórico de fatos, sempre baseados em nossos boletins semanais, divulgados para a sociedade. 

16/09/2012 A Secretaria de Saúde inicia o trabalho de campo de combate a dengue. Ação que se estendeu até maio de 2013 (uma vez que a dengue é uma doença que se agrava no fim e começo de ano). http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/09/com-caminhada-em-sao-sebastiao-gdf-lanca-campanha-contra-dengue.html
17/09/2012
O GDF lança oficialmente o plano distrital de combate a dengue 2012/2013. Na ocasião são divulgadas ações como envio de SMS para a população, cartilha educativa, visita a residências e a aquisição de kits para o diagnóstico rápido da dengue. http://www.df.gov.br/noticias/item/3554-df-mobilizado-contra-a-dengue.html
 

15/11/2012 GDF intensifica combate a dengue em Sobradinho.
http://emicles.blogspot.com.br/2012/11/utilidade-publica-sobradinho-contra.html

 

21/11/2012 GDF realiza carreata contra a dengue no Riacho Fundo 2.
http://www.ecofinancas.com/noticias/riacho-fundo-ii-recebe-carreata-conta-dengue

 

26/11/2012 GDF realiza ação contra a dengue em Taguatinga.
http://www.taguatinga.df.gov.br/noticias/item/2055-taguatinga-no-combate-à-dengue.html

DF doa material para conter Dengue no Entorno:

Junho de 2013, matérias veiculadas a partir do nosso Boletim Epidemiológico: 

Seguem mais ações em 2013:

-As visitas foram intensificadas também nos pontos estratégicos (borracharias, floriculturas, ferros-velhos, etc.), locais que merecem atenção especial por suas características e favorecem a manutenção de possíveis criadouros do mosquito. Além disso, foram realizadas atividades complementares de ações inter-setoriais com o manejo ambiental, totalizando 33 ações deste tipo em diversas regiões administrativas do Distrito Federal.

-As atividades relacionadas com inseticidas, para as ações de controle da dengue, tiveram abrangência em 633,966 imóveis, ou seja, em cerca de mais de 80% dos imóveis existentes no DF (750.468), representando ação de proteção, tanto nas fases larvárias como naquelas dos mosquitos adultos (alados).

-A partir do mês de setembro, com a efetivação da integração entre a Secretaria de Saúde do Distrito Federal e a Secretaria de Educação do Distrito Federal, as escolas da regional de Sobradinho, por indicação do Boletim Epidemiológico, foram trabalhadas com apresentação do teatro, realização de palestras e entrega de 30.000 kits do Agente Mirim “CONTRA A DENGUE”, cujo material didático contém: manual, panfletos, passatempo, quebra-cabeça, adesivos e um certificado, informações para alunos das séries iniciais transformarem-se em multiplicadores de prevenção e controle da dengue;

-Realização de atividades educativas, totalizando 73 palestras, 33 exposições dialogadas (stands), 65 apresentações teatrais, paródias e apoio às ações de manejo ambiental e bloqueio de transmissão de agravos, somente no 3º quadrimestre;

Todas as ações acima mencionadas integram uma política de prevenção à doença para permanecer na cidade, e não apenas períodos de grandes eventos, conforme previsto no PLANO DE COMUNICAÇÃO E INTENSIFICAÇÃO DAMOBILIZAÇÃO SOCIAL EM PROL DA PREVENÇÃO DA DENGUE NO DF / 2013-2014 (que está anexo).

Segue link da matéria que está no site da SES/DF sobre o tema. 

Em breve publicaremos uma nota de repúdio à Revista Veja. 

Atenciosamente, 

Amandda Souza
Coordenadora de Imprensa
SES/DF