Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Quando o Crato (Ceará) voltou a ser senzala

Segunda, 10 de fevereiro de 2014
Por Raquel Paris

No dia 06 de fevereiro de 2013, ás 15h, na Rua Bárbara de Alencar, centro comercial do Crato, Francisco do Nascimento foi amarrado a um poste e assim permaneceu durante duas horas. O motivo: em surto, teria quebrado vidraças de lojas.

Francisco do Nascimento, morador do bairro São Miguel possui histórico de outros atentados, como pôr fogo no carro de um vizinho. Ele também possui diversas entradas no Hospital Psiquiátrico Santa Tereza. Segundo a sobrinha, a família não sabe mais o que fazer com Francisco do Nascimento: no hospital não há vagas e ele se torna cada vez mais violento.  

Durante as duas horas em que ficou amarrado, algumas pessoas tentaram libertá-lo, ato que foi violentamente rechaçado pelos dois homens que o  prenderam. No mais, a multidão, estonteada, admirava estupidamente o espetáculo do homem que gritava, rugia e pedia por socorro. Diversas autoridades estiveram no local, a exemplo de soldados do Ronda.

Mas há um outro histórico que pesa sobre Francisco do Nascimento: nasceu negro e pobre. E pior: necessita de acompanhamento psiquiátrico. Dessa forma, por ser negro, pobre e louco, Francisco Nascimento pôde ser amarrado, exposto a ridicularização pública e violentado em sua dignidade humana , tal qual seus ancestrais.

De minha parte, só não podia acreditar que, após tantos séculos, ainda iria presenciar um negro sendo imolado em praça pública.

Viva o Crato! Viva o Brasil!
image
image
image
image

 

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = 

OUTRO HOMEM NU APARECE AMARRADO SOB SOL FORTE NA ZONA SUL DO RIO

Do Correio do Brasil
O homem nu, que aparece na foto, teria sido vítima da agressão de
 ‘justiceiros’ que agem nos bairros de classe média da Zona Sul do Rio
Mesmo após a série de protestos contra os responsáveis por algemar um jovem pobre e preto, completamente nu, pelo pescoço, a um poste no bairro do Flamengo, a foto de um outro homem também sem roupas, amarrado a um cano na calçada em frente à sede da empresa norte-americana IBM, no bairro de Botafogo, também na Zona Sul do Rio, voltou a circular nas redes sociais. O fato ocorreu em 2010, mas a foto voltou a ser publicada em um site na internet, apócrifo, que presta algum tipo de homenagem ao filme Tropa de Elite, com o título Faca na Caveira Oficial. O Correio do Brasil não pode confirmar, com fontes oficiais ou independentes, a autenticidade da atual fotografia mas o fato teria sido publicado no diário popular carioca O Dia, à época.
No site, que intitulou a foto como “Ladrão amarrado em frente a IBM, em Botafogo”, também não há detalhes de quando a foto foi tirada ou sobre a identidade do homem amarrado à calçada, sob um sol escaldante. Os comentários que o assunto gerou, no entanto, confirmam o caráter fascista de fatos que indicam a existência de grupos de ‘justiceiros’, em ação nos bairros de classe média da cidade.
“Só vai ter o meu respeito quando pararem de amarrar esses fdp e multilarem esses fdp, tem que cortar as mãos, para não fazer isso de novo!”, disse um dos comentaristas, que não se identifica. Outro, que parece ter escrito o comentário a partir da Escola Alemã Corcovado Deutsche Schule, foi ainda mais sarcástico:
“Ah, tranquilo. Tava só curtindo um bronze sem sunga pra não deixar marca. Hahahaha”.
Este foi seguido de mais um, que diz trabalhar “na empresa Marinha do Brasil”:
“Haha, essse ficou melhor que o da semana passada, no sol torrando”.
A existência desses grupos foi assunto para a apresentadora de ultradireita Rachel Sheherazade, âncora de um telejornal no canal SBT. A jornalista foi acionada, judicialmente, por parlamentares e instituições da sociedade civil, por incitação ao crime e racismo. Ela respondeu às críticas, no ar, após receber uma reprimenda dos próprios colegas da emissora.
“A única coisa que faço é usar esse privilégio da liberdade de expressão todos os dias. Se fosse pautar meus comentários pela aprovação da maioria não teria opinião própria, seria uma marionete de outros interesses. Isso não sou”, declarou a apresentadora. Um grupo de funcionários do SBT estaria fazendo uma campanha contra os comentários feitos por ela no jornal noturno SBT Brasil. Funcionários da emissora, entre eles vários artistas, teriam criado um abaixo-assinado declarando que “Rachel não nos representa”, no qual afirmam ser Sheherazade “conservadora” em suas opiniões sobre política e religião.
Direitos Humanos
O adolescente espancado e preso a um poste por uma trava de bicicleta, nu, na noite de sexta-feira passada, na Av. Rui Barbosa, Flamengo, teria sido atacado por um grupo de três homens. Coordenadora do Projeto Uerê, a artista plástica Yvonne Bezerra de Melo, de 66 anos, defensora dos Direitos Humanos, foi chamada por vizinhos que flagraram a cena e registrou a situação.
– Eu não quero saber se ele é bandidinho ou bandidão, você não pode amarrar uma pessoa no meio da rua. Aquela área do Flamengo teve um aumento muito grande de violência e roubos recentemente. Como as coisas não melhoram, um bando de garotões se juntam e começam a fazer justiça pelas próprias mãos. Sei que tem muita marginalidade e a polícia é ineficaz, mas você não pode juntar um grupo e começar a executar pessoas. Eu perguntei a ele quem tinha feito aquilo e ele disse que eram os “justiceiros de moto”. Ele foi espancado, levou uma facada na orelha, arrancaram a roupa dele e prenderam pelo pescoço. E ninguém na rua faz nada para impedir – protesta Yvonne.
A artista plástica já chegou a receber ameaças por ajudar e defender o rapaz:
– Eu recebo ameaças por defender, mas estamos falando de seres humanos. Recebi no Facebook a seguinte mensagem: “Pra mim essa raça tem que ser exterminada com requintes de crueldade”. De um rapaz jovem, que não deve ter nem 20 anos. Se o Estado não toma providências para resolver o problema da violência, os grupos nazistas, neonazistas se unem e essa mentalidade toma conta – concluiu.