Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

TJDFT elege nova Administração para o biênio 2014-2016

Sexta, 21 de fevereiro de 2014
Do TJDF
A nova Administração tomará posse no primeiro dia útil após o dia 22 de abril
   Em sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira, 21/2, o Pleno do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios elegeu a nova Administração do Tribunal para o biênio 2014-2016. O desembargador Getúlio de Moraes Oliveira foi eleito para ocupar a Presidência do TJDFT; a desembargadora Carmelita Indiano Americano do Brasil Dias, para a 1ª Vice-Presidência; o desembargador Waldir Leôncio Júnior, para a 2ª Vice-Presidência; e o desembargador Romeu Gonzaga Neiva será o novo Corregedor da Justiça do DF e Territórios. A sessão foi conduzida pelo atual Presidente do TJDFT, desembargador Dácio Vieira, e realizada com 60 dias de antecedência à posse da nova Administração, conforme Resolução 95/2009, do CNJ.

   O Presidente eleito, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, é natural de Monte Carmelo (MG). Graduado pela Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro, Uberaba, em 1975, ingressou na magistratura do DF em janeiro de 1980 e em dezembro do mesmo ano foi promovido a Juiz Titular do DF. Em agosto de 1992, ascendeu a Desembargador, ocupando o cargo de Corregedor da Justiça do DF no biênio 2002-2004. No TRE-DF, o desembargador ocupou o cargo de Vice-Presidente e Corregedor no biênio 2006-2008. Atualmente compõe a 3ª Turma Cível, a 1ª Câmara Cível e integra o Conselho Especial do TJDFT.
   A 1ª Vice-Presidente eleita, desembargadora Carmelita Indiano Americano do Brasil Dias, também mineira, é natural da cidade de Manhumirim. Ingressou na magistratura do DF em abril de 1984, sendo promovida a Juíza Titular em outubro de 1991, e a desembargadora, em junho de 2002. Atualmente preside a 2ª Turma Cível, além de integrar a 2ª Câmara Cível e o Conselho Especial.
   Natural de Fortaleza (CE), o 2º Vice-Presidente eleito, desembargador Waldir Leôncio Cordeiro Lopes Júnior, concluiu, em 2003, o Mestrado em Direito, na área de concentração Direito Público, pela Universidade Federal de Pernambuco. Juiz de Direito Substituto desde abril de 1984, foi promovido a Juiz de Direito em 1991 e assumiu o cargo de desembargador em agosto de 2003. Em 2009, o magistrado presidiu a Comissão de Alteração do novo Regimento Interno do TJDFT, constando em sua pasta elogio pelo brilhante trabalho realizado. Antes de se tornar juiz, ocupou cargo de Defensor Público do MPDFT, de 1981 a 1984.
   O futuro Corregedor da Justiça do DF e Territórios, desembargador Romeu Gonzaga Neiva, é outro mineiro, nascido em Unaí (MG). Formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, ingressou no Judiciário do DF em novembro de 1998, em vaga destinada so Ministério Público do DF e Territórios, por meio do quinto constitucional. Antes disso, foi Defensor Público; Juiz de Direito do Estado de Rondônia, Promotor Público e Procurador de Justiça do MPDFT, onde ocupou o cargo de Vice-Procurador-Geral de Justiça. Foi membro da comissão do XXXVII concurso para Juiz de Direito Substituto do TJDFT, em 2008/2009, e em 2013 tomou posse no cargo de 2º Vice-Presidente do TJDFT, para o biênio 2013-2014.
   Ao término da eleição, o desembargador Getúlio Oliveira agradeceu e assegurou, em nome de todos os eleitos, que há planos e ideias, e a vontade de colher resultados. "Não se pode prometer tudo, mas posso garantir que vai ser uma boa luta, sem trégua ao bem da Justiça do Distrito Federal", declarou o futuro Presidente do TJDFT.