Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Vale tudo no trânsito do Gama

Quinta, 20 de fevereiro de 2014
O estado incompetente, ou ‘esperto’, deixou de aplicar o que deveria por lei financiar campanhas educativas do trânsito. E Brasília, que já foi uma cidade onde as normas eram pelo menos cumpridas razoavelmente pelos motoristas, há muito sofre com a verdadeira zona que se transformou o trânsito. Hoje nas quadras comerciais, especialmente das regiões administrativas que não as centrais do DF, impera a transgressão às leis do trânsito.
Na maior tranquilidade, e cara de pau, motoristas sem educação, inconsequentes, ousados, fazem retorno em plena quadra comercial, mesmo com faixa contínua, não só atravancando ainda mais o fluxo de veículos, mas principalmente colocando em risco de acidente e morte outros motoristas e passageiros.
Em algumas movimentadas quadras comerciais do Gama, como são as das Quadras 23/24 (Antigo Setor Bancário) e 15/18, as duas do Setor Leste, dezenas e dezenas de carros diariamente fazem o retorno no meio da quadra, quando a poucos metros existem balões em que o retorno é feito com segurança.
Se é frequente o retorno de automóveis, a falta de fiscalização, o desleixo do governo, está estimulando agora que até motoristas de caminhão também coloquem em risco, e maior, claro, a vida dos outros. Hoje, 20 de fevereiro, às 12h14 um caminhão de carga da Braspress, companhia transportadora nacional, e que já se encontrava em fila dupla, manobrou para retornar no meio da comercial das Quadras 23/24. O trânsito parou, pois o caminhão teve que dar uma marcha a ré para depois seguir seu caminho (melhor, o caminho de quem estava corretamente posicionado na faixa).
E o Detran? E a PM do postinho da quadra? Nada.
   Na imagem abaixo, a linha vermelha indica o trajeto de 90 metros que o caminhão deveria fazer, indo até o retorno. A linha azul mostra o ponto em que de fato ele manobrou para retornar.
   Dê um clique sobre a imagem para ampliá-la.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj54DWsnmvKsNGaYWScMNjhIiv2HbuLvighrqdaOgi0P6SO0_dDEmyFnflB43UAunJZupk6MKx3RpGahEm1D-pWOgrsd7H6OrQsIkXyo8r3P0E0AUHA_w1BfphbzxZJcxgreI7LuzB3nfI9/s1600/co%CC%81pia+de+Imagem_GoogleEarth-2.jpg
 Imagem do Google Earth