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(Millôr Fernandes)

domingo, 9 de fevereiro de 2014

VLT? Só em 2018

Domingo, 9 de fevereiro de 2014
Por Chico Sant’Anna
Idealizado no primeiro governo Lula, o Veículo Leve sobre Trilhos – VLT de Brasília deveria estar agora em suas etapas finais de teste, mas, segundo as melhores previsões, a interligação total do Aeroporto ao Plano Piloto só deve ficar pronta em 2018. Se em Cuiabá os primeiros vagões do VLT local já estão chegando e até maio o sistema estará funcionando, em Brasília, a previsão do GDF é que a licitação para iniciar o primeiro trecho de obras aconteça somente em março, próximo.

O VLT de Cuiabá teve início na mesma época do de Brasília. No último dia 5/2, os primeiros vagões começaram a chegar. No DF, licitação vai ser reaberta em março.

Em Cuiabá, que também será sede de jogos da Copa do Mundo, o trajeto integral do VLT será de 22 km, semelhante ao projetado para Brasília. Cada composição do VLT mato-grossense tem capacidade de transportar 400 pessoas com conforto, cerca de 2,5 vezes a capacidade dos ônibus escolhidos por Agnelo Queiroz para o BRT de Brasília. Alem disso, enquanto em Brasília a opção foi ônibus movidos a óleo diesel, em Cuiabá, os veículos são movidos a energia elétrica e não poluem.

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Quando idealizado, há cerca de cinco anos, o VLT de Brasília ligaria o aeroporto ao Setor Hoteleiro e dali ao Estádio Mané Garrincha. Na verdade, este circuito compreenderia trajetos de duas linhas distintas do VLT. Uma vez integralmente implantado todo o sistema, eles circulariam no Plano Piloto em cruz: uma linha da Avenida W.3 Sul à Norte e outra ao longo do Eixo Monumental, do Congresso Nacional ao Buriti.

Posteriormente, reduziu-se a proposta para ter ponto final no Setor Hoteleiro e, depois, nova mudança, terminando a linha na Estação Asa Sul do metrô, próximo ao Jardim Zoológico. Dali, passageiros fariam integração com o metrô e com linhas de ônibus.

É este trecho que deve ser licitado agora em março e, se não houver atrasos, deve ficar pronto em dois anos após a assinatura dos contratos. Na melhor perspectiva, esses primeiros quilômetros estariam prontos no final de 2016.