Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 27 de março de 2014

Licitações de transporte: Deputada denuncia esquema nacional de fraude

Quinta, 27 de março de 2014
Do Blog do Sombra*
  •  A deputada Celina Leão (PDT), usou o comunicado de parlamentares desta terça-feira (25) para denunciar um esquema nacional de fraude em licitações de transporte, que engloba várias cidades e envolve a empresa Logitrans, o advogado Sasha Reck e as famílias Gulin e Constantino. ...

    “Eu venho denunciando a fraude na licitação do transporte no DF, onde o Sasha Reck era consultor no edital de licitação e advogado das empresas vencedoras do certame, mas hoje sabemos que não é algo isolado é bem maior do que estávamos pensando é um esquema nacional que tem se infiltrado”, denuncia. “ A Colômbia entrou em colapso no sistema de transporte e quem fez todo o estudo foi o pai do Sasha Reck, então mostra que além de não vender um serviço de qualidade a elaboração dos projetos não é bem feita, porque visa atender aos interesses dos empresários e não da população”, completa a deputada.
    De acordo com a parlamentar, a Logitrans infiltra consultores nas empresas e no governo, eles fraudam a licitação habilitando as empresas de interesse do grupo. “É um esquema que pode estar causando um prejuízo de  quase 50 centavos, por passageiro, nas tarifas públicas. O Estado tem que tentar garantir um preço justo com o menor lucro para o empresário e assim garantir um serviço de qualidade, mas se quem prepara o edital tem outra visão, vai explorar o Estado, vai tirar a concorrência e fazer com que quem mais precisa saia prejudicado”, considera Celina.

    A parlamentar citou, também, ampla reportagem do portal G1 sobre o favorecimento das empresas de ônibus no DF e no Paraná, com ênfase para a triangulação entre Logitrans, Sacha Reck e empresas do grupo Constantino ou Gulin, que ocorre, segundo a publicação, em pelo menos outras 11 cidades e os prejuízos para os usuários do transporte público.

    “Eu vinha falando que o transporte no DF não iria melhorar, porque iria diminuir o número de ônibus e a qualidade, que foi piorada no  edital, o motor é quatro cilindros, quando não deveria ser, outro modelo pode até gastar mais gasolina, mas que carrega um número maior de passageiros. Então o edital foi  todo  burlado, para beneficiar o empresário e punir a população”, observa Celina.

    No DF a licitação foi de 40 bilhões e, segundo Celina, tem sobrevivido de liminares, porque já houve decisões no sentido de suspender o certame. A deputada destacou que o mesmo grupo que se infiltrou aqui foi alvo de uma CPI em Curitiba, que após as investigações indiciou esse grupo lá. “Em Guarapuava, além de indiciados eles estão com todos os bens bloqueados. O DF pode pagar um preço muito alto por estar sendo refém deste grupo criminoso, que hoje atua no Brasil inteiro se infiltrando nas licitações e favorecendo empresários”, alerta.

    A deputada ainda trouxe outro ponto polêmico, o subsídio. No DF o subsídio era limitado às gratuidades  de estudantes, deficientes e idosos, mas segundo Celina, a partir de agora, o DF terá que subsidiar  o transporte público em 30 centavos por passagem, isso   porque a tarifa média era  R$ 2,50 e a tarifa média que ganhou a licitação é de R$ 2,80. “Essa diferença quem vai pagar é o Estado, mas indiretamente é o cidadão, que faz o pagamento dos impostos”, afirma Celina.
    *Fonte: Ascom da deputada Celina Leão