Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 27 de março de 2014

Senadores entregam requerimento para criar CPI da Petrobras

Quinta, 27 de março de 2014

Da Agência Senado
Os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR), Cyro Miranda (PSDB-GO) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) protocolaram, na manhã desta quinta-feira (27), o requerimento para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar a Petrobras. Os senadores conseguiram 28 assinaturas e entregaram o documento à secretária-geral da Mesa, Cláudia Lyra.
Agora, a Secretaria-Geral da Mesa fará a conferência das assinaturas e entregará o requerimento ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) para que ele faça a leitura no Plenário. Renan não tem, no entanto, um prazo regimental para ler o requerimento.
Segundo Alvaro Dias, a CPI investigará quatro temas: o processo de aquisição da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos; indícios de pagamento de propina a funcionários da estatal pela companhia holandesa SBM Offshore para obtenção de contratos junto à Petrobras; denúncias de que plataformas estariam sendo lançadas ao mar sem componentes primordiais à segurança do equipamento e dos trabalhadores; e indícios de superfaturamento na construção de refinarias.
Lideranças do governo informaram ontem que trabalharão pela retirada das assinaturas de senadores que subscreveram o pedido de constituição da CPI.