Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 21 de março de 2014

A verdade por trás das mentiras do Congresso

Sexta, 20 de março de 2014

Vamos combater os boatos sobre o Marco Civil!


A pressão da sociedade está funcionando. Desde que começamos a mobilização para garantir a neutralidade da rede, os líderes de partidos do Congresso já receberam mais de 31 mil e-mails, e na última quarta-feira, nosso compartilhaço foi visto por mais de 200 mil cidadãos. Eduardo Cunha e seu grupo recuaram no ataque à neutralidade da rede e um acordo entre os líderes partidários marcou a votação do Marco Civil para a próxima terça-feira, dia 25.
 

Mas a vitória ainda está longe de ser garantida! Há uma grande campanha de desinformação sendo feita nas redes sociais, com boatos espalhados para tentar confundir o cidadão sobre o teor do Marco Civil da Internet. Por isso, a equipe da Rede Meu Rio preparou uma série de memes informativos para combater esses mitos que só interessam a quem não quer ver uma internet livre e democrática.
 

Dividimos os defensores da internet em seis grupos e cada um ficou com a responsabilidade de espalhar um post na rede. Compartilhe o seu post informativo agora com seus amigos: http://bit.ly/salveainternet1
Quanto mais pessoas estiverem bem informadas sobre o Marco Civil, menos manipuláveis elas serão. Não permitiremos que empresas e parlamentares que querem desfigurar o Marco Civil para que ele sirva a interesses contrários ao da população ganhem a batalha da informação.
 
Tudo indica que desta vez a votação será pra valer, sem adiamentos. Porém, apesar de ter recuado em relação à neutralidade, o deputado Eduardo Cunha não dá sinais de que irá desistir de sua missão de enfraquecer o Marco Civil e favorecer as teles. Agora, o líder do PMDB se aliou aos deputados que querem derrubar o artigo 20, que garante que só haverá remoção de conteúdo da web por determinação da Justiça.
 
Sem esse artigo, a liberdade de expressão está em risco. Na prática, se esse trecho do projeto cair (como quer um grupo de deputados que não suporta ser criticado), os provedores e propagadores de conteúdo ficam vulneráveis diante da insegurança jurídica criada. É um prato cheio para que políticos e grupos comecem a censurar conteúdos que atinjam seus interesses.
 
Espalhe agora essas informações essenciais para que o debate em torno do Marco seja feito baseado em fatos, e não em boatos: http://bit.ly/salveainternet1
 
Por uma internet livre e democrática,
Rodrigo, Matisse, João Mauro, Alessandra e toda a equipe da Rede Meu Rio.
PS: A neutralidade da rede é defendida por ninguém menos que Tim Berners-Lee, o criador do WWW e "pai" da internet. No dia 12 de março, quando a Web fez aniversário de 25 anos, ele declarou ser favorável a criação de uma constituição da Internet que defendesse os direitos dos usuários. Justamente o que o Brasil está fazendo com o Marco Civil!
Fontes:
Texto completo do Marco Civil, com comentários da equipe da Rede Meu Rio
Por trás da disputa política, a força das teles:
http://www.apublica.org/2014/03/por-tras-da-disputa-politica-forca-das-teles/
Tim Berners-Lee defende regulação da Internet:
http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/03/1424036-no-25-aniversario-da-web-criador-defende-constituicao-global-da-internet.shtml
Disputa eleitoral engole votação do Marco Civil da Internet:
http://www.cartacapital.com.br/blogs/intervozes/disputa-eleitoral-engole-votacao-do-marco-civil-da-internet-1372.html
Marco Civil será votado no dia 25:
http://www.jb.com.br/pais/noticias/2014/03/19/marco-civil-sera-votado-sem-acordo-sobre-regulamentacao-da-neutralidade/