Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Greve no Metrô: Carta dos metroviários aos parlamentares da Câmara Legislativa do Distrito Federal

Sexta, 25 de abril de 2014
A seguir carta dos metroviários aos deputados distritais, texto encontrado também no site do SindMetrô
= = = = = = = = = = = 
 
Nós metroviários do DF estamos em greve desde o dia 04 de abril de 2014. O GDF e a direção da empresa têm agido de forma intransigente e truculenta com a categoria, preferindo fazer ataques e ameaças ao invés de negociar. Nossa pauta possui 43 cláusulas, mas as principais delas são referentes a redução de jornada de trabalho para 6 horas, sem redução de salário e condições de trabalho, por isso pedimos que o metrô e o GDF se comprometam em acordo coletivo a cumprir normas regulamentadoras.
Os episódios de problemas no metrô são constantes e só se intensificam, são trilhos rachados que podem descarrilar um trem, as empresas terceirizadas da manutenção não fazem os acertos necessários. Falta equipamentos e treinamentos adequados para os seguranças que não conseguem garantir a proteção dos metroviários e usuários, especialmente em grandes eventos. E o mais grave: têm ocorrido vários episódios de trens pegando fogo, que se acontece no túnel vira uma nova boate Kiss. Em síntese, estamos em greve para que o GDF e a direção do metrô deixem de ser inconseqüentes, irresponsáveis e tomem medidas para evitar uma tragédia anunciada!
Além da necessidade da defesa de melhoria das condições de trabalho, os metroviários denunciam a todos os parlamentares as perseguições do Governo e da direção do metrô. São constantes ameaças de corte de ponto, cartas e telegramas assediando os metroviários, imagens e gravações repassadas a mídia editados de forma manipuladora, retirada da jornada de trabalho de 6 horas que os pilotos já fazem há 4 anos e agora ameaçam demitir funcionários que estavam simplesmente participando da greve e garantindo que houvesse o número de trens no percentual estabelecido pela justiça.
Aproveitamos o espaço dado pela casa para participarmos de audiência pública que se realizará hoje às 14 horas para reafirmar nossas reivindicações e denunciar os abusos e perseguições constantemente feitos aos metroviários por parte da empresa e GDF.
Os parlamentares que estiverem dispostos a se posicionarem em favor dos metroviários devem ajudar na defesa do metrô público, estatal e de qualidade, na melhoria das condições de trabalho dos metroviários, na realização de denúncias das perseguições sofridas e intermediando a abertura das negociações, tendo em vista que o GDF e a direção da empresa se recusam a negociar e atender nossas reivindicações.
Sindmetro-DF