Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 27 de maio de 2014

‘Cresce e incomoda’

Terça, 27 de maio de 2014
Não, não é o cabelo implantado na cabeça do seu padrinho político, o senador Renan Calheiros, presidente do Senado, que cresce e incomoda. Apadrinhado do presidente do Senado, o desconhecido ministro Vinícius Lages, do Turismo, falando sobre a Copa da Fifa em entrevista à BBC declarou que o Brasil é alvo da imprensa porque ‘cresce e incomoda’. Para o ministro, os turistas vão voltar para seus países falando bem do nosso.
Segundo ele, "Mesmo que estivesse tudo redondo, sempre iam achar alguma coisa para colocar a lupa". Claro que não se pode esperar franqueza de algum ministro do governo Dilma, quando o tema é a realização da Copa da Fifa. Atolado, atoladinho, como está o governo nessa coisa estranha de uma copa que fez o país ficar de quatro para a Organização Fifa, onde a União gasta diretamente mais de 30 BILHÕES de reais, além dos tantos outros bilhões em financiamentos subsidiados para empreiteiras e coisas tais tocarem obras visando a copa, é impensável vir um ministro e falar com franqueza.
Numa coisa, pelo menos, o ministro apadrinhado de Renan talvez possa ter razão: O turista estrangeiro que visitar uma cidade-sede será bem acolhido. Claro, fizeram a limpeza nas áreas pelas quais os turistas vão passar ou passear.
Tapumes foram levantados para que a favela possa ficar um pouco escondida. Sacizeiros, mendigos e sem-teto retirados e levados para bem longe; feriados decretados para todos os dias que haja jogo de copa, seja do Brasil ou não. O trânsito será de primeiro mundo. A área de exclusão (não lembra as guerras com suas áreas de exclusão?) ao redor dos estádios vai tirar o povo; os vendedores ambulantes, inclusive de acarajé; excluir os possíveis manifestantes contra o uso dos bilhões de reais num evento da Fifa. A área vai ficar 'uma beleza'.
Não haverá engarrafamento no trânsito, pois será feriado e veículos não serão permitidos trafegar nessas áreas, a não ser aqueles poucos autorizados pela madrasta Fifa. Então...vai ser uma maravilha. Uma tranquilidade para os turistas.
Enquanto isso o povo, que não tem dinheiro para pagar os caríssimos ingressos, ficará longe dos estádios, sentado ‘no trono de um apartamento, com a boca escancarada cheia de dentes, esperando’ a copa passar.