Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 22 de junho de 2014

As veias abertas do Sistema de Saúde

Terça, 24 de junho de 2014
Cenas reais como as mostradas no vídeo abaixo é um retrato não apenas do que acontece no Hospital Regional do Gama (HRG), mas também em praticamente toda a rede pública de saúde do DF. É o caos. Antes de ver o vídeo é recomendável ler o artigo abaixo, da lavra do Dr. Sebastião Gomes Pedrosa.
===============

As veias abertas do Sistema de Saúde

Dr. Sebastião Gomes Pedrosa*
Publicado originalmente em:
portrasdojalecobranco.blogspot.com.br
Nos Gabinetes Governamentais e nas salas de Diretorias e Chefias, que controlam o Sistema Público de Saúde, não existem propósito e nem visão genuína, não existe aspiração (intenção), missão e nem autodomínio, não existe transparência e nem planejamento estratégico.
A inexistência de princípios indispensáveis ao gerenciamento de qualquer organização que aprende, já seria o suficiente para o setor apresentar graves problemas de sustentabilidade. Mas também, some-se a isto, à falta de preparo e a inexistência de compromisso de Diretores e Chefias que, corrompidos moralmente e sem vocação para gestão, com improbidades contribuem diretamente com a perpetuação do caos estabelecido nos serviços de saúde.
Neste contexto, não há remédio que possa estancar a sangria crônica e criminosa que cinicamente espolia as instituições de saúde. Que enfraquecidas pelo mau gerenciamento e minadas pela corrupção, perdem a capacidade de atenderem as demandas em saúde da População.
No Distrito Federal, médicos e demais trabalhadores do setor, ao longo de anos, convivem com esta realidade caótica e sem precedentes. Sabem que o problema não pode ser explicado apenas pela falta de investimentos no setor e que as ingerências políticas, a má gestão e a corrupção são fatores determinantes para o caos estabelecido.
O Sistema, ao longo de anos, vem sendo administrado através de um modelo de vassalagem medieval, onde oportunistas envelopados, indicados, nomeados e controlados por Gangsteres da política, usurpam as instituições e, sem capacitação para compreensão do complexo ou energia para a inovação, estabelecem mecanismos de gestão precários, com a adoção de escolhas dentro de um espaço de tempo em troca do usufruto de benefícios no momento presente.
Este trade off de trocas intemporais, motivadas com o único objetivo de favorecer a realização de um fim, que impede a tomada de decisões consistentes e adequadas, esvai as instituições em suas competências, compromete as suas sobrevivência e diante de incertezas não conseguem acompanhar as demandas crescentes de usuários cada vez mais exigentes.
Em paralelo, desenvolvem-se relações de trabalho verticalizadas e precárias, baseadas apenas na troca de favores, que não valorizam competências e nem resultados, mas solapam a construção de culturas baseadas em valores e deixam as instituições cada dia mais vulneráveis para golpes de oportunistas em busca do poder ou do dinheiro.
Neste contexto, percebe-se que existe um grande desafio para a construção de um novo modelo de sustentabilidade do Sistema Público de Saúde. Todavia, nada impossível de ser feito se houvesse interesse político para perceber a vulnerabilidade do Sistema diante dos mecanismos de Gestão que vem sendo praticados.
E diante da atual realidade tornar-se-ia arquetípico, estratégias para o enfraquecimento das hierarquias tradicionais de administração. O que livraria as instituições das ingerências políticas, permitiria a formação e seleção de novos perfis de chefias e abriria espaços nas instituições para um ambiente de aprendizado e de construção de culturas altruístas e de respeito às instituições e a seus usuários.
Do contrário, todo o sistema de saúde vai continuar vítima da clássica deficiência de aprendizagem. E, acomodado em um estado permanente de apagar incêndios, continuará de portas abertas para oportunistas malformados e mal remunerados, apoucados de princípios ou de práticas orientadoras, muitos exíguos descenso de compromisso e de missão, outros portadores de transtornos mentais que os transformam em caracteropatas frios e indiferentes, motivados apenas pela oportunidade do ganho fácil, que fazem de tudo para não comparecerem ao trabalho e quando comparecem nada produzem.
Estes Senhores, quase sempre envoltos em um sistema de negação e de transferências de responsabilidades, esquecidos da própria dignidade, aprisionados e sem empatia, convivem com o caos e com o sofrimento da população, sem demonstrarem culpa ou compaixão.
E, neste cenário insano, de entrega e servidão, os serviços de saúde continuarão desviados de suas atividades fins, usados para atender interesses de políticos sem ideal e mal intencionados; espoliados pela má gestão e defraudados pelas corporações, continuarão se contorcendo dolorosamente. Os servidores continuarão sem ter a quem recorrer. E a população doente, continuará a mercê desta política perversa, à mendigar atendimento médico e disputando macas frias e desnudadas, nos Serviços de Prontos Socorros das instituições.
Existem exceções, é claro, mas a maioria dos serviços que apresentam os piores índices de qualidade, estão sob o controle desses oportunistas, que organizados e sustentados por sistema de vassalagem, sindicatos ou partidos políticos, tornam-se frios e indiferentes ao caos sob os seus comandos.
Não dividem espaços, são erráticos e inseguros. Avessos a transparência e contraditórios, não estabelecem um clima de confiança. Não delegam poderes para não perderem o controle e são contrários à novas culturas. Empoderados pela hipocrisia em seus modelo mentais, não respeitam as diferenças individuais. E com percepções equivocadas e sem credibilidade, tornam-se Intolerantes e com maledicências, detratam e tentam execrar todos aqueles que, com ares de atrevimento, se recusam a conviver passivamente com o jeito petista de gerir a coisa pública. E, ai de quem se atreva a enfrentá-los.
As imagens do vídeo ora, divulgado, (portrasdojalecobranco.blogspot.com.br), apesar de reais e repulsivas, não são do conhecimento da população, mas são comuns em toda a Rede de Saúde. É uma realidade que é mantida em relativo segredo pelos trabalhadores das instituições, que temerosos de represália ou por acomodação cultural, não às tornam público, permitindo com isso, que os verdadeiros culpados permaneçam invisíveis e impunes.
Trata-se da UTI de um Hospital público do Distrito Federal, que foi inaugurado em Abril de 2012 com 30 Leitos, sendo 20 Leitos destinados a adultos e 10 Leitos que seriam destinados à pediatria.
A Unidade destinada a Pacientes adultos, funciona precariamente – sem chefia médica, sem rotinas e sem qualquer preocupação com índices de qualidade – e a Unidade Pediátrica, apesar de totalmente equipada, nunca foi colocada em funcionamento e foi simplesmente abandonada e largada sem quaisquer cuidados. E hoje muitos dos equipamentos já estão totalmente deteriorados, enquanto crianças sofrem, esperam e morrem a espera de um Leito de UTI.
*O Dr. Sebastião Gomes Pedrosa é médico, com especialização e titulação em Cardiologista e Especialista em Gestão Empresarial com Ênfase em Estratégia Bsb 09/6/2014

Este texto também foi publicado na edição de junho do Informativo Bico, jornal mensal do Gama, mas com distribuição em várias regiões administrativas do DF e em órgãos e empresas públicas dos governos do DF e da União.
========================