Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Ópera Cartomante estréia, em Brasília


Sexta, 27 de junho de 2014
ÓPera A Cartomante
A Cartomante, nova ópera de Jorge Antunes, estreia em Brasília no dia 30 de julho, na programação do IV Festival de Ópera de Brasília.  O libreto é de autoria do maestro Antunes e é baseado no conto homônimo de Machado de Assis.
A ópera tem três atos, sendo que cada ato é dividido em duas cenas. Na adaptação que o Maestro Antunes fez do conto machadiano, os personagens mantêm os mesmos perfis, mas o triângulo amoroso e o final trágico do conto original ganham contornos com características da conjuntura atual: os amigos de infância Camilo e Vilela da história original, são, na ópera, respectivamente, um líder sindical pelego e um dono de fábrica explorador. A bela Rita, que compõe o triângulo amoroso, é a grande surpresa da história. A cartomante da ópera mantém o aspecto do conto original, certeira em suas previsões, sem charlatanismos.
O drama e a tragédia, que se prenunciam, são simbolizadas na Dança da Mulher Vermelha, um balé eletrônico que será interpretado pela dançarina Melissa Patusco. O maestro Gabriel Muniz prepara o coro masculino (operários da fábrica), que tem o operário Zé da Silva, interpretado pelo tenor Roney Calazans, como a grande liderança da insurgência operária.