Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Promessas descumpridas: gastos com Copa não estão transparentes


Quinta, 26 de junho de 2014
Gabriela Salcedo e Thais Betat
Do site Contas Abertas
As promessas feitas pelo ex-presidente Lula ao trazer a Copa para o Brasil foram descumpridas: os investimentos não foram realizados só com recursos privados, assim como os gastos para o mega evento não estão transparentes. O Portal de Transparência da Copa (www.portaltransparencia.gov.br/copa2014) está desatualizado e com informações divergentes entre si.
Isso pode ser verificado em qualquer consulta sobre a execução de empreendimentos de infraestrutura ou até mesmo dos estádios. Para esse último, por exemplo, apenas três das 12 cidades-sede, Porto Alegre, Manaus e Cuiabá, apresentam dados de 2014. As outras cidades estão com as contas desatualizadas: os dados mais recentes são de janeiro a outubro de 2013.
Quanto aos portos, o cenário encontrado é similar. Para as obras de Salvador, foram executados 48,5% do total previsto, isto é, R$ 19,7 milhões dos R$ 40,7 milhões orçados para construção do terminal marítimo de passageiros, estacionamento e urbanização da área portuária. Entretanto, esse dado não é confiável, pois é originário do 3º Balanço das ações do Governo Brasileiro para a Copa, publicado em abril de 2012. Então, a última informação prestada ao usuário comum está dois anos atrasada.