Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Opinião: Vozes da direita dizem não a Arruda


Quinta, 31 de julho de 2014
É importante perceber que vozes de diferentes lados do espectro político, independente das suas preferências ideológicas, estão se levantando para falar contra o símbolo de corrupção personificado em Arruda, o primeiro governador da história do Brasil que foi preso.
Apesar de espalhar toscas teorias conspiratórias na mídia, José Roberto Arruda é incapaz de convencer qualquer pessoa sensata de sua inocência. Os principais jornalistas, blogueiros e comentaristas políticos do País são unânimes: Arruda não é uma pobre vítima...
As vozes mais notórias da Direita brasileira se apressaram em adotar uma distância higiênica de Arruda e de suas mentiras. Eles rejeitaram publicamente a versão fantasiosa sobre a Operação Caixa de Pandora, segundo a qual o ex-governador, condenado em 2ª instância por improbidade administrativa, foi apenas vítima de um golpe do PT.
Por que essa rejeição em uníssono das vozes da Direita? As provas, os fatos, o julgamento da Justiça, enfim, a realidade desmente Arruda. Ele está mais isolado do que nunca.“Por tudo o que sei, por tudo que se fez, eu acho que a Papuda era um bom lugar para ele”, declarou Reinaldo Azevedo, dono do blog de notícias e opinião entre os mais populares do Brasil e um dos principais representantes do pensamento conservador-liberal.
Mesmo considerando a possibilidade de uma saída jurídica para José Roberto Arruda, condenado em 2º instância por improbidade administrativa, o jornalista e blogueiro Reinaldo Azevedo recomenda aos eleitores que rejeitem Arruda nas urnas. Afinal, o ex-governador preso já é ficha-suja.
Por sua vez, o liberal Rodrigo Constantino também rejeitou explicitamente o discurso de autovitimização de Arruda. Ele destacou que o ex-governador flagrado em vídeo recebendo dinheiro proveniente de propina deve agir como adulto e se responsabilizar por seus atos.
Sobre a pretensão do ex-governador de receber uma espécie de “perdão” por seus crimes, nas urnas, Constantino afirmou: “Não é o ‘povo’ que julga as leis, e sim o poder judiciário. Segundo este, Arruda é culpado, com base na evidência visual em que recebe dinheiro em seu gabinete”.
A tese de Arruda – tudo foi um complô do PT contra o seu governo – esbarra nos fatos, de acordo com a avaliação do colunista liberal de VEJA. Ainda que Durval Barbosa, o pagador de propinas, estivesse testando Arruda, as imagens mostram que ele não passou no teste.
 “Não importa. Ele pegou aquele dinheiro no vídeo. A imagem é clara. Retirar-se da política era o mínimo que se esperava dele, que poderia muito bem estar preso até hoje. Não basta à mulher de César ser honesta; ela deve parecer honesta também.”
O comentarista do Jornal da Globo, Arnaldo Jabor, falou sobre o aspecto surreal da situação de Arruda, que foi condenado por improbidade administrativa e, ainda assim, em plena vigência da Lei Ficha Limpa, poderá concorrer ao G overno do Distrito Federal.
 “Um desembargador em Brasília entendeu que as provas contra José Roberto Arruda não eram suficientes para considerá-lo um ficha suja. Arruda já foi condenado em 2ª instancia, mas em Brasília tudo é possível. Será que qualquer sujeito tem que registrar em cartório que é ladrão?”, ironizou Jabor.
Outro notório jornalista do meio conservador, o carioca Merval Pereira, criticou a pretensão de Arruda. “Espero que a candidatura dele seja impugnada. É um absurdo, é ridículo deixar um sujeito desse ficar no governo. É uma estupidez deixar um sujeito desse concorrer”, diz.
É importante perceber que vozes de diferentes lados do espectro político, independente das suas preferências ideológicas, estão se levantando para falar contra o símbolo de corrupção personificado em Arruda, o primeiro governador da história do Brasil que foi preso.
Fonte: Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores do DF / Blog do Sombra