Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

MPF atuará de forma integrada na defesa de direitos humanos em programas televisivos

Sexta, 29 de agosto de 2014
Do MPF
Nota técnica apresenta sugestões para uma ação coordenada dos membros do MPF em relação a violações de direitos humanos e exibição de imagens impróprias em programas televisivos
Promover a garantia dos direitos humanos em programas televisivos que exploram a violência e veiculam cenas impróprias e situações discriminatórias em reportagens. Este é o objetivo de diversos procedimentos administrativos instaurados pelo Ministério Público Federal contra emissoras de TV.
Para estimular uma atuação coordenada dos membros do Ministério Público em questões relacionadas ao tema, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), por meio do Grupo de Trabalho Comunicação Social, elaborou a Nota Técnica n° 1/2014, que contém sugestões para procedimentos relacionados ao assunto.
De acordo com o documento, a orientação é que nos termos de ajustamento de conduta (TACs) com emissoras de televisão que veiculem programas que desrespeitem os direitos humanos estejam contempladas medidas como a não veiculação de imagens de pessoas envolvidas em fatos possivelmente criminosos, entrevistados não serem expostos a situações vexatórias ou discriminatórias, além da não identificação de crianças e adolescentes nas notícias, entre outros.
Coordenador do Grupo de Trabalho Comunicação Social na PFDC, o procurador regional da República Domingos Sávio Dresch da Silveira ressalta que a elaboração da nota é uma forma de reforçar aos membros do MPF a função de controle para que as emissoras de rádio e TV respeitem os direitos assegurados na Constituição Federal. “Os programas policiais se caracterizam por uma utilização abusiva das concessões públicas. Ao invés de informar, muitos programas deste gênero atentam contra a dignidade da pessoa humana”, afirma.
Em julho último, por exemplo, o Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Ceará, ajuizou ações contra duas emissoras cearenses (TV Diário e TV Jangadeiro) que, após um ano de apuração, foram acusadas de veicular conteúdos impróprios. Além disso, o MPF firmou um TAC com a TV Cidade, que havia se comprometido a adequar a programação.
Também neste ano, o MPF na Paraíba expediu recomendação à Secretaria de Segurança e da Defesa Social para que ela coibisse a exposição pública de detidos em entrevistas ou tomadas de imagem sem a prévia autorização dos presos ou dos respectivos advogados.
A produção da nota técnica foi resultado da realização, em novembro de 2013, do Seminário Ministério Público e Comunicação Social: Garantia dos Direitos Humanos na Veiculação Midiática de Obras Audiovisuais. O evento contou com a participação de especialistas do meio acadêmico, representantes de entidades da sociedade civil e de instituições governamentais.