Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Corrupção na Petrobras: Lula e Dilma "sabiam de tudo", segundo revista

Quinta, 23 outubro de 2014
Do Correio Braziliense
Publicação semanal, que antecipa edição para chegar às bancas nesta sexta (24/10), revela trechos de depoimento de doleiro
De acordo com a revista Veja desta semana, que foi antecipada para chegar às bancas nesta sexta-feira (24/10), o doleiro Alberto Youssef - acusado de chefiar um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou R$ 10 bilhões - disse à Polícia Federal que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a presidente Dilma Rousseff (PT) tinham total conhecimento do suposto esquema de corrupção na Petrobras. A presidente é candidata à reeleição, com votação marcada para este domingo (26/10).

Trecho da reportagem, divulgado no site da publicação nesta quinta (23/10), afirma que o delegado responsável por colher o depoimento do doleiro o questionou sobre o nível de comprometimento de autoridades no caso, e Yousseff respondeu “o Planalto sabia de tudo”. Ao ser perguntado sobre “quem no Planalto” sabia de tudo, o doleiro, ainda de acordo com a revista, disse “Lula e Dilma”.

As investigações do esquema já revelaram que, segundo o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, políticos do PT, PMDB e PP recebiam propina de construtoras em contratos superfaturados.

Independentemente do resultado da eleição, Alberto Yousseff deve ser ouvido em breve na CPI mista da Petrobras. O juiz federal Sérgio Moro, relator dos processos que dizem respeito à Operação Lava Jato, determinou o comparecimento do doleiro à comissão na próxima quarta-feira (29/10).