Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Novo ministro do Esporte foi flagrado com malas de dinheiro

George Hilton é o novo ministro do Esporte
Foto: Facebook / Reprodução

Quarta, 24 de dezembro de 2014 

Do Terra

Reeleita para seu segundo mandato no Planalto, a presidente Dilma Rousseff segue definindo os ministros que formarão seu governo a partir de 2015. Na última terça-feira, foi confirmado que Aldo Rebelo (PCdoB) vai deixar o ministério do Esporte para assumir a pasta de Ciência e Tecnologia, e, em seu lugar, foi escolhido o baiano George Hilton, que a princípio estará no cargo durante a Olimpíada do Rio de Janeiro. Não sabe quem é?

Hilton foi reeleito neste ano como deputado federal pelo Partido Republicano Brasileiro de Minas Gerais e é descrito em seu perfil no site da Câmara como "radialista, apresentador de televisão, teólogo e animador". Pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, ele é próximo do bispo Edir Macedo e não tem projetos relacionados ao esporte em sua trajetória.

Em seu passado, porém, há um caso que ganhou as páginas dos jornais. Segundo relata a Folha de S.Paulo de 14 de junho de 2005, Hilton, que na época era deputado estadual pelo PFL-MG, foi flagrado no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, com o também pastor e então vereador Carlos Henrique Silva (PL-MG) carregando 11 malas contendo dinheiro - que foi identificado como "doação de fiéis do sul de Minas e do Triângulo Mineiro".

O político foi liberado pela Polícia Federal, mas acabou expulso do PFL. Desde então, Hilton foi membro do PP antes de entrar para o PRB em 2009. Com a entrada do baiano, esta será a primeira vez desde a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, que o ministério do Esporte deixa de ser comandado por um integrante do PCdoB - o setor ficou sob comando de Agnelo Queiroz (2003-2006) e Orlando Silva, substituído por Rebelo em 2011, após suspeitas de corrupção.

Diferentemente de seus antecessores, Hilton é mais ativo em relação a redes sociais. No dia em que foi confirmado como responsável pela pasta do Esporte, Hilton publicou em seu Facebook um salmo. "Alguns confiam nos seus carros de guerra, e outros, nos seus cavalos, mas nós confiamos no poder do Senhor, nosso Deus. Eles tropeçarão e cairão, mas nós nos levantaremos e ficaremos firmes", compartilhou o baiano de Alagoinhas.

O pastor também usa o YouTube para definir posturas de seu partido em relação a assuntos como regulamentação de profissões e o combate ao roubo de cargas. Em um vídeo sobre o Plano Nacional de Educação, Hilton atacou a "ideologia de gênero" por conta de trecho que defendia a igualdade de pessoas de diferentes orientações sexuais. De acordo com o novo ministro do Esporte, a igualdade de gênero é um ataque à família, pois gera "permissividade sexual" e "certamente entraria em conflito com aquilo que acreditamos ser sagrado e que está na constituição".
===========