Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 24 de janeiro de 2015

Aniversário de SP é comemorado com show, festival de rock, gastronomia e futebol

Sábado, 24 de janeiro de 2015
Fernanda Cruz – Repórter da Agência Brasil
A comemoração dos 461 anos da cidade de São Paulo neste final de semana terá shows em várias regiões da capital, passeio de bicicleta pelos pontos turísticos da cidade e festival gastronômico com pratos a preços populares. A entrada para todos os eventos é gratuita.
Entre as atrações musicais, a região central da cidade recebe Jorge Ben amanhã (25), às 16h, no Centro Esportivo e de Lazer Tietê, na Avenida Santos Dumont, na região da Luz. A zona norte terá palco montado na Avenida Engenheiro Caetano Álvares, com a banda Planta e Raiz, o grupo Dead Fish e a banda Krisiun hoje (24). Amanhã, o show fica por conta de Leandro Lehart e do Baile do Simonal.

Hoje, a zona sul recebe, na Avenida do Arvoreiro, o cantor e compositor Odair José e a banda Ira!. Amanhã, a apresentação será do grupo Detentos do Rap e de Almir Guineto, criador do grupo Fundo de Quintal. Na zona leste, apresentam-se hoje Rafael Castro, The Dead Rocks, Jonnata Doll & Os Garotos Solventes e Pitty, no Parque Linear Rio Verde. Amanhã tem Velha Guarda da Camisa Verde e Branco, o grupo de rap De Menos Crime e a banda de reggae Tribo de Jah.
As comemorações na zona oeste serão no Largo da Batata, em Pinheiros, com a banda Patife Band, a cantora Alice Caymmi e a Dona Onete hoje. Amanhã é a vez da Nomade Orquestra, do grupo Metá Metá e da banda Nação Zumbi.
Um festival de rock com cinco palcos também anima os fãs do estilo, na Cidade Matarazzo. Apresentam-se a banda Ira!, a Urbana Legion - tributo à Legião Urbana, Dinho Ouro Preto e Preto Massa. No local, será montada uma praça de alimentação de food trucks, um espaço para DJ's, palco para músicos iniciantes que queiram mostrar seu talento, feira virtual de adoção de animais e estacionamento para bike.
Além dos shows, a 10ª edição do passeio gratuito de trólebus levará os visitantes a conhecer os importantes pontos turísticos da capital. As saídas começam às 9h15, do Pateo do Collegio, e passará pelo Mosteiro do São Bento, Edifício Martinelli, Edifício Altino Arantes, Viaduto do Chá, Theatro Municipal, Praça da República, Edifício Itália, Biblioteca Mário de Andrade, Largo São Francisco e Catedral da Sé.
A Pedalada de Aniversário de São Paulo tem concentração amanhã, às 7h, em frente ao prédio da Fiesp, na Avenida Paulista. Pontos turísticos, como o Estádio do Pacaembu, Pinacoteca do Estado, Estação da Luz, Theatro Municipal, Sambódromo do Anhembi e Viaduto do Chá fazem parte do roteiro. O passeio termina no Centro Esportivo e de Lazer Tietê.
Chefes de cozinha também organizam venda de pratos a preços populares, em frente ao Theatro Municipal, no centro da capital. Os preços variam de R$ 5 a R$ 15 e a entrada é gratuita. No menu estão a tradicional Paella à Marinera, paleta mexicana, bolinho de bacalhau, strogonoff especial com arroz e batata palha, lanche de pernil com molho de rapadura e lanche de carne louca.
O Memorial da América Latina participa das comemorações realizando a lavagem da mão de Oscar Niemeyer, a escultura do arquiteto carioca, que é símbolo da cidade. A cerimônia é inspirada na lavagem das escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador.
Segundo a São Paulo Turismo (SPTuris), serão, ao todo, 15 eventos, distribuídos em 15 palcos, que contam com 22 geradores, 130 banheiros químicos, 530 grades, 270 barricadas e 50 tendas. A programação completa está disponível na internet.