Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Lixeira: Ex-reitor da UnB Timothy Martin Mulholland tem demissão publicada no Diário Oficial da União

Quinta, 26 de fevereiro de 2015
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) publicou hoje (26) no Diário Oficial da União a demissão do ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB), Timothy Martin Mulholland. A decisão está em três portarias referentes a três processos administrativos. A pasta considerou Mulloland culpado por valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública e por improbidade administrativa.

A decisão foi tomada, de acordo com o despacho do ministro da Educação, Cid Gomes, "considerando a natureza e a gravidade das infrações cometidas, os danos que provieram, as circunstâncias agravantes e atenuantes e os antecedentes funcionais dos servidores, bem como os princípios da razoabilidade e proporcionalidade, e que há subsunção das condutas dos servidores aos tipos administrativos".
Quando os possíveis casos vieram à tona, a reitoria da UnB foi ocupada por estudantes que exigiam a saída do reitor. Mullonland acabou renunciando, mas manteve-se ligado à universidade. Além do processo adminisrativo, o ex-reitor ainda enfrenta dois processos na Justiça Federal do Distrito Federal. Em outros dois processos, o ex-reitor obteve decisão favorável e as ações foram arquivadas.
Mulholland foi reitor da UnB de novembro de 2005 a abril de 2008. Em 2009, o MEC solicitou a abertura de uma comissão da Controladoria-Geral da União (CGU) para apurar possíveis irregularidades neste período. A CGU finalizou a análise em 2014, recomendando a punição dos servidores envolvidos em irregularidades ao firmar convênios com fundações de apoio. O MEC esclarece que acolheu posicionamento da CGU.