Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Lula fala do seu novo trono, a ABI. O presidente desse cargo deveria ser enquadrado no impeachment. Todos querem derrubar (ou roubar) a Petrobras, salvar as empreiteiras corruptas

Quinta, 26 de fevereiro de 2015
Da Tribuna da Imprensa
Helio Fernandes
Politicamente o Rio de Janeiro nunca teve tanto poder. Eduardo Cunha, presidente da Câmara, encantado com o cargo, mas empolgado com o futuro. (Por isso já exige que o governo tome posição em relação ás arbitrariedades na Venezuela. A posição é correta, mas presidentes da Câmara jamais se preocuparam com assuntos externos).
Picciani, líder (?) do PMDB nacional. Agora para a CPI da Petrobrás. Cunha “trabalhou” o nome de Luiz Sergio, do PT, para relator. Depois de muita briga, foi referendado por causa do apoio de Cunha. Se não fosse isso, podia ser indicado mas não escolhido.
Como é impossível manter certas coisas em sigilo, foi acusado de ter feito acordo para que o relator fosse do PT, colocou um nome do Rio. Revoltado com a acusação, respondeu; “Não faço acordo nenhum”.
Mas ficou provado que faz, não é tão inatingível quanto pensa (?). Ficou de mau humor o dia todo. Só melhorou quando voltou para a bela residência privativa. Para quem morou anos em hotel de “lobistas”, que maravilha viver.
A propósito da Petrobrás: a Moodys finalmente fez o que pretendia fazer há muito tempo. Retirou da empresa todos os pontos positivos, acentuou os negativos. A empresa não é mais “investimento seguro”, passou á consideração de “aplicação especulativa”.
Citou como ponto preponderante, a corrupção. Mas sabendo muito bem o que fazia e fez, tinha certeza de que o chamado descrédito da empresa  é uma consequência provada e comprovada da roubalheira das empreiteiras, “associadas” com diretores da empresa, mais audaciosos por causa da omissão de Dilma e Lula.
A Moodys acertou na classificação, “aplicação especulativa”. Mas errou completamente o alvo. Devia ter punido os órgãos (SEC) que controlam Wall Street, os do Brasil, (CVM) que comandam a Bovespa. Os dirigentes desses órgãos e a própria Moodys, sabem que existe colossal “operação especulativa” com papéis da Petrobrás. Uma ação não pode subir 10 por cento num dia e no outro subir outros 10 por cento, e assim alternada e sucessivamente.
Uma ação da Petrobrás já valeu 72 dólares em Wall Street, hoje oscila entre 5 e 7. No Brasil seu valor começou com 43 reais, derrubaram agora, ESPECULAM entre 8 e 10 reais. Qual “pequeno investidor”. (o verdadeiro), teria poder de fogo para fazer esses estragos?
Tentando diminuir o impacto do “rebaixamento”, a própria Moodys explicou: “A punição da Petrobrás não atinge o país”. Não sabe das coisas. A Petrobrás não é uma empresa qualquer, mesmo de petróleo. Quase 100 mil empresas dos mais variados setores, dependem dela.
Logo depois, “alarmistas especulativos”, soltavam dois comunicados, que podiam ser boato ou não. 1 – A Fitch vai rebaixar também a nota da Petrobrás. 2 – A própria Moodys, utilizará outro recurso para reduzir ainda mais o conceito da maior empresa brasileira.

O PT controla a ABI
Foi marcado movimento de trabalhadores da Petrobrás, (os petroleiros) em protesto contra os que derrubam a empresa mas são salvos por órgãos do governo. Comandados pelo Planalto, e alimentados por Luiz Inacio Adams, (Advogado Geral da União) tentam salvar as 23 empreiteiras corruptas-corruptoras-que-montaram-quadrilha-enorme-para-assaltar-a-Petrobrás.
O encontro foi marcado para a ABI, agora controlada, liderada e dominada pelo PT. Mas o PT está tão dividido, que ninguém tinha a menor ideia, que o próprio Lula fosse comparecer. Foi, deu as ordens dentro da ABI, deixou que os manifestantes e militantes do próprio partido, fossem hostilizados pelos que "querem o impeachment". Lula comandou bobagens inacreditáveis, só favoreceu os que acreditam que o impeachment já é realidade.

Lula: desafios vazios
O que disse o ex-presidente, levianamente. 1-Dilma tem que levantar a cabeça. (Quer dizer que está de cabeça baixa). 2-"Posso usar os sem terra". 3- "Quero paz e democracia, mas os que combatem o governo, não querem". 4-"Nós sabemos BRIGAR também, e não recuaremos". 5-"Vocês vão saber o que é BRIGA boa, quando o Stedile colocar o exército dele nas ruas".
Perguntinha inócua, inútil, inoperante: "O Lula que circula entre seu Instituto e Brasília, veio ao Rio ficando horas no seu novo feudo, a ABI".
Ficou 8 anos presidente, não fez um milímetro para que a indispensável reforma agrária progredisse e se transformasse em realidade. Agora bajula o movimento dos sem terra. Cada vez fica mais visível a razão do afastamento de Dilma do ex-presidente. É que ela está desesperada e de "cabeça baixa", mas Lula arrogante, mais desesperado do que ela, vê desaparecer a chance de "Voltar em 2018". Não "voltou" antes, está ficando cada vez mais longe.