Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Jardim Botânico chama comunidade para prevenir incêndio

Quinta, 28 de maio de 2015
Mobilização dá início às comemorações da Semana do Meio Ambiente 


Moradores vizinhos de unidades de conservação, como o Jardim Botânico de Brasília (JBB), pesquisadores, autoridades e ambientalistas estão sendo chamados a participarem de um esforço conjunto para evitar os incêndios florestais no período da seca deste ano. Nesse sentido, a Fundação Jardim Botânico vai realizar no próximo domingo (31), a partir das 9 horas, o evento Cerrado Sem Fogo, com a participação da equipe articulada de governo do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF). A mobilização dá início às comemorações da Semana do Meio Ambiente.


Durante o dia, serão realizadas atividades para mostrar como prevenir incêndios. Será lançado um aplicativo que facilitará a obtenção e divulgação de informações sobre incêndios na região. É o DF100Fogo, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), em conjunto com a Fundação Jardim Botânico. Haverá ainda uma exposição de equipamentos e demonstração de como utilizá-los. Esses equipamentos, como veículos especiais ficarão à disposição do público, incluindo o helicóptero do Corpo de Bombeiros utilizado em operações de combate a incêndios.

A cultura também estará presente no Cerrado sem Fogo, com apresentações de documentário e show musical. As riquezas do cerrado e a divulgação de técnicas sobre uso de resíduos vegetais e produção de arranjos florais fazem parte da intensa programação que irá até o fim do dia. Para concluir as atividades, será oferecida uma degustação de chocolates com frutos do cerrado.


Coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), as atividades são realizadas em parcerias do JBB com a Secretaria de Agricultura, Corpo de Bombeiros do DF; os ministérios do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Social, e da Agricultura. Participam ainda da organização o Ibram, o Prevfogo, o Batalhão da Polícia Militar Ambiental e a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV), da UnB.


Veja o quadro de atividades e participe você também a partir das 9 horas.