Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Proibido jogar lixo ou entulho. Mas quem do governo se incomoda com isto? Lixão na Quadra 21 Leste do Gama

Quarta, 27 de maio de 2015
Cuidado que a dengue te pega! O mosquito mora ao lado. Bem ali.

Está na hora da Administração Pública agir para valer
A incompetência do Estado, aqui e alhures, para coibir coisas como a vista nas imagens abaixo, é um negócio anormal. Um pouco de incompetência até se releva de quando em vez. Mas numa cidade planejada como Brasília e suas regiões administrativas, como é o caso também do Gama, a incompetência irrita as pessoas. Irrita e maltrata.

Na Quadra 21 do Setor Leste da cidade, a casa 31 foi demolida. Ao seu lado, e também atrás, há áreas verdes, melhor, deveriam ser verdes. A do lado, que é chamada de beco, tem pelo menos uma grama, pois o lixo ainda não tomou conta. Mas na área de trás e na que é o lote privado, está havendo descarte de todo tipo de coisa. Vai do lixo orgânico, que atrai baratas, ratos, mosquitos, ao lixo inorgânico, como restos de materiais de construção. Mas há, também, o descarte de lixo perigoso, tóxico. Como por exemplo, aparelhos eletrônicos, inclusive velhos computadores que, como é notório, é uma bomba de metais pesados, que envenena o solo, polui o meio ambiente, e pode deixar doente, e até matar, o homem.

Segundo alguns moradores da quadra, de quando em vez o GDF recolhe o lixo. Mas o que adianta isto se não há fiscalização e se diariamente são descarregados ali uma quantidade grande de materiais?

Na manhã desta quarta (27/5) não havia um tipo de lixo que frequentemente é descartado por lá e que é um criatório eficaz do mosquito da dengue: Pneus e vasilhas que acumulam água limpa da chuva, o que o mosquito adora. É que ontem um dos moradores pagou para que tirassem dali uma boa quantidade de pneus. O morador em questão já teve em casa dois casos de familiares que pegaram a dengue (melhor, a dengue que pegou eles). Se o GDF fizer um levantamento de afetados pela dengue que residem na Quadra 21 do Leste, vai se surpreender. São vários os casos. Para melhor "analisar o lixo", dê um clique sobre as imagens para ampliá-las.
Pela foto  a seguir, parece até que é proibido proibir.
 
Da linha vermelha da foto para o fundo da imagem é terreno privado. Da linha amarela para cá, é terreno público. Abandonado, mas público.


Ratos, baratas, mosquitos, aranhas, fazem a festa no lixo orgânico que fica no local.

Apesar do lixão, algumas crianças se aventuram a passar pela faixa da área que não está ocupada. Mas olha só o que espera por um garoto, ou adulto, menos atento? Um esgoto aberto.

Tá na hora da Administração Pública agir para valer, seja lá o SLU, Vigilância Sanitária, Agefis, ou o escambau a quatro que tenha a responsabilidade de coibir esse tipo de absurdo. Que acontece em muitas quadras do Gama. Ou não está na hora? Vamos trabalhar, gente!