Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 23 de junho de 2015

Governo concede terra para comunidade cigana no DF

Terça, 23 de junho de 2015
Da Ascom Semidh
Assinatura do termo de cessão será nesta quarta (24), às 10h, no Bloco A da Esplanada dos Ministérios

Os governos de Brasília e federal assinam nesta quarta-feira (24), às 10h, no auditório do subsolo do Bloco A da Esplanada dos Ministérios, termo de cessão de imóvel para abrigar os ciganos da etnia Calon.

Pelo acordo, o governo federal concede o terreno e o governo de Brasília assume a responsabilidade de instalar a infraestrutura – água, luz, esgoto e demais equipamentos públicos. Esse modelo de cessão, para o assentamento de uma comunidade cigana, é inédito no País.

Serão cedidas duas glebas que integram a área da antiga fazenda Sálvia, no Núcleo Rural Córrego do Arrozal, em Sobradinho, cidade localizada a cerca de 20 km do Plano Piloto – a primeira de 2,2 hectares, ocupada por 87 pessoas, e a segunda, de 3,5 hectares, com mais 70 pessoas, todas de origem cigana.

Os Calon começaram a se estabelecer no local a partir de 2009 e, desde então, lutam pelo direito à terra e por melhores condições de vida. A comunidade, que enfrenta várias formas de discriminação, sobrevive por meio de criação de porcos e galinhas e cultivo de milho, mandioca e feijão, além de manter as suas tradições culturais de dança e música.

A cessão da terra faz parte da preocupação dos governos de Brasília e federal de garantir a preservação da cultura e hábitos de populações tradicionais que vivem no território brasileiro e sofrem algum tipo de preconceito.


Estarão presentes no ato a secretária de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do DF, Marise Nogueira, representando o governo de Brasília, a secretária nacional do Patrimônio da União, Cassandra Maroni Nunes, o superintendente regional da SPU no DF, Sergio Gonçalves, o secretário-executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir-PR), Giovanni Harvey, e dirigentes da Associação da Comunidade da Etnia Calon no DF.