Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 29 de junho de 2015

UNE convoca marcha contra a redução da maioridade penal para amanhã, terça (30), em Brasília

Segunda, 29 de junho de 2015
Da UNE
Estudantes de diversas regiões do Brasil se organizam para mais um grande ato em Brasília, contra a redução da maioridade penal. Diversas caravanas de todo Brasil estarão presentes nesta terça (30) quando a pauta chega à votação no plenário da Câmara dos Deputados. A concentração será em frente ao Museu Nacional, às 9h, e a marcha seguirá rumo ao Congresso.
Como resultado de um dos grandes debates do 54º Congresso da UNE, a juventude ocupou, no inicio de junho, a frente do Ministério da Fazenda com o movimento #OcupeBrasília, que luta contra os cortes na educação e contra a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos no Brasil.
O movimento permanece na capital federal e tem acompanhado as comissões que discutem o tema da redução. Desde o Congresso da UNE, a juventude vem fortalecendo a luta e esclarecendo a sociedade a respeito do tema. A ocupação dos estudantes realizou debates, corpo a corpo com os deputados, passeatas e atividades de conscientização.

AGRESSÕES E GÁS DE PIMENTA

No último dia 10/06, estudantes que acompanhavam a Comissão Especial sobre o tema quando foram expulsos sob violência e spray de pimenta em ação da polícia legislativa. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, chegou a proibir a entrada de estudantes para acompanhar às seções, porém, UNE, UBES e ANPG conseguiram, no Superior Tribunal Federal, um habeas corpus que garante a entrada de seus representantes para acompanhar a votação do dia 30.
O diretor da UNE, Mateus Weber, diz que o momento é de unidade do movimento estudantil para barrar a PEC 171/93: “Existe muita unidade. As entidades estudantis e os movimentos sociais estão unificados mobilizando manifestantes em todos os estados. Esperamos milhares de pessoas em Brasília para pressionar os deputados a votarem a favor dos jovens, a favor do futuro”.

CRESCE A LUTA CONTRA A REDUÇÃO

Nos últimos dias, a mobilização na sociedade aumentou. Artistas como o poeta Sérgio Vaz e os músicos Flávio Renegado e Tico Santa Cruz declararam em vídeo seu apoio às entidades e à juventude. No final de abril, 8 ex-ministros dos Direitos Humanos dos governos FHC, Lula e Dilma, assinaram um documento contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 171. No nordeste 6 governadores também assinaram uma carta em que se declaram contrários à redução da maioridade penal.
Na última sexta (18), universitários e secundaristas realizaram uma blitz na chegada dos deputados ao aeroporto de Brasília, dialogando e pressionando por mais direitos, mais escolas de qualidade e menos cadeias.
UNE, UBES e ANPG são contra a redução da maioridade penal, pois entendem que o quadro tende a se agravar num sistema carcerário precário que, claramente, não recupera o infrator. As entidades acreditam que só uma educação emancipadora construirá bases para um país com mais igualdade de oportunidade e direitos.
Os últimos dados a respeito do quadro prisional no Brasil são alarmantes. Reportagem da Folha de S. Paulo da última segunda (23) aponta que a população carcerária no Brasil aumenta em média 7% ao ano e já atinge a marca de mais de 607 mil presos. Desde o ano 2000, houve um aumento de 161% no total de presidiários. O número é desanimador, já que os 3 primeiros colocados, Estados Unidos, China e Rússia, vão na contramão do Brasil, e reduziram em 24% a população carcerária nos últimos anos.

SERVIÇO:

O que? Marcha contra a redução da maioridade penal

Quando? 9h do dia 30 de junho (terça-feira)

Onde? Saída da Biblioteca Nacional